fbpx
Search
Close this search box.

Previsão do tempo para Campinas e região neste fim de semana

Pancadas de chuva concentradas

Foto: Prefeitura/Divulgação

O fim de semana em Campinas e região será marcado por variações climáticas, com dias típicos de verão: calor durante o dia e pancadas de chuva concentradas no período da tarde e noite. Com temperaturas moderadas e alta umidade, é importante estar atento às condições climáticas para planejar atividades ao ar livre e evitar contratempos.

Previsão do tempo para esta sexta-feira (13)

O dia será marcado por sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde e noite. A temperatura varia entre 20°C e 30°C, e a umidade relativa do ar deve ficar elevada, acima de 70%.

Previsão do tempo para sábado (14)

O tempo segue instável, com períodos de sol intercalados com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. As temperaturas ficarão entre 19°C e 28°C, com previsão de acumulado de chuva próximo a 10 mm durante o dia.

Previsão do tempo para Domingo (15)

As condições continuam semelhantes, com céu nublado e chuvas isoladas ao longo do dia. A temperatura mínima será de 18°C, e a máxima, de 27°C. O vento soprará com intensidade moderada, variando de 10 a 15 km/h.

É recomendado que os moradores se preparem para períodos de chuva e possíveis transtornos, principalmente à tarde e à noite.

Defesa Civil prevê temporais para todo o estado de São Paulo neste fim de semana

Chuva forte vai ocorrer no sábado (14) e domingo (15) ocasionada por frente fria, com destaque para o interior paulista, onde os acumulados serão maiores

Este próximo fim de semana será com temporais no estado de São Paulo, prevê o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado (CGE). A chuva forte ocorrerá de modo generalizado no estado neste sábado (14) e domingo (15) e vai acontecer devido a passagem de uma frente fria que provocará linhas de instabilidade na atmosfera. Durante as tempestades ocorrerão queda de raio e rajadas de vento.

A previsão é que chova em todas as regiões do estado, no entanto, o maior volume de chuva será nas regiões de Campinas, Sorocaba, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, onde o acumulado nestes dois dias pode ser muito alto. Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira também ocorrerá chuva em forme de temporal e os acumulados serão altos.

Nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Marília, Bauru, Araraquara e Baixada Santista, Vale do Ribeira e Itapeva os modelos meteorológicos indicam um volume de chuva um pouco menor que as demais regiões, mas, haverá momentos com temporais.

Cuidados redobrados durante temporais

Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição que eles apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas.

Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nestes momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.

Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento com a encosta, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.

Antes da chegada dos temporais, o CGE encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.

Fundo estadual de proteção e Defesa Civil

A aprovação da lei de criação do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDeC) é um importante avanço para medidas de prevenção e resposta.

O novo instrumento, aprovado nesta quarta-feira (11) pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Ele tem como objetivo aprimorar a resposta e a gestão dos recursos destinados às ações de prevenção, mitigação, recuperação e resposta a desastres naturais, além de promover maior agilidade e eficiência nas políticas públicas relacionadas à justiça climática e à resiliência de áreas afetadas.

O FUNPDeC será uma ferramenta estratégica para enfrentar os desafios impostos pelos crescentes eventos climáticos extremos. Ele permitirá o repasse simplificado de recursos entre municípios e a captação de verbas extraordinárias por meio de doações e parcerias com entidades públicas e privadas, além de recursos do Fundo Nacional de Calamidades.

Comunicado enviado pela Comunicação da Defesa Civil do Estado de SP

Autor

Mais lidas
Foto: Arquivo pessoal

Mulher tenta vender bebê por R$ 1,2 mil na orla de Praia Grande

Avenida Ruy Rodrigues em Campinas terá novos radares

Grave acidente na SP-055 em Peruíbe deixa duas pessoas mortas

Jovem de 21 anos desaparece após se afogar no mar em Praia Grande

Empresário é encontrado morto em Americana

VEJA TAMBÉM