fbpx
Search
Close this search box.

Dia D do Natal sem Fome atinge 2,5 toneladas em doações

Donativos arrecadados irão para as 2,8 mil famílias em situação de vulnerabilidade

A cada entrega, as equipes de voluntários recebiam com uma salva de palmas a solidariedade da população que doava alimentos não perecíveis no Paço Municipal. Nem a chuva, que persistiu durante a manhã do Dia D do Natal sem Fome, desanimou voluntários e doadores da campanha, que ocorreu das 9h às 14h deste sábado (14), no Paço Municipal. A mobilização resultou na coleta de 2.541 quilos de alimentos e três quilos de produtos de higiene e limpeza. Com isso, a campanha atingiu 8.403,3 quilos de donativos voltados principalmente para as 2,8 mil famílias participantes do programa Viva Leite.

“Quero agradecer a generosidade da população e reforçar o pedido para aqueles que ainda não contribuíram para que auxiliem a tornar o Natal da população de Campinas cada vez melhor”, afirmou o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida.

Entre os doadores do Dia D estava Adriana Streicher. Ela destacou a importância de contribuir. “Não precisa doar muito, mas é importante ajudar. Há gente precisando e é muito importante abraçar essa causa”, acrescentou.

O empresário Norimiti Higa, do Higa Atacado, contribuiu com o Dia D por meio da doação de lanches aos voluntários da coleta de alimentos. Já a empresa Eletromídia entregou cem cestas básicas no Paço Municipal. Além dos voluntários, a mobilização contou com a ajuda de militares do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Campinas.

A mobilização continua até o dia 20 de dezembro e conta atualmente com 22 pontos de arrecadação, que podem ser conferidos no site. “Nosso propósito principal é levar essas doações às famílias que mais precisam. A generosidade do povo de Campinas nos dá a certeza que conseguiremos garantir a essas pessoas um Natal mais solidário”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

O Natal Sem Fome integra a programação do Natal Caminhos dos Sonhos e é realizada por meio de parcerias com o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região), a Ceasa Campinas, a Sanasa, a Câmara Municipal, o Banco de Alimentos e os órgãos de comunicação: EPTV, EP FM, Grupo EP, Diário Campineiro, Correio Popular, Jovem Pan Campinas, Rede Família, Hora Campinas, Educa Tv, Rádio Educativa, VTV, TV Câmara, Rádio Brasil, TV Thathi, Rádio Transamérica, Nova FM e Rádio Central.

As doações são direcionadas inicialmente ao Banco de Alimentos, responsável por redistribuí-las a 120 organizações da sociedade civil, que as entregarão às famílias.

Para assegurar a qualidade e eficácia das doações, a Prefeitura de Campinas disponibilizou a Cartilha de Orientação para Doação de Alimentos. O documento detalha os critérios para doações, como a prioridade por alimentos não perecíveis em embalagens íntegras e dentro do prazo de validade.

A cartilha orienta ainda fala sobre a correta seleção de alimentos in natura, como frutas, verduras e carnes, que devem estar em perfeitas condições de consumo. Esses produtos podem ser doados ao Banco de Alimentos, devidamente embalados e identificados.

Além disso, o material destaca os itens prioritários para doação, como arroz, feijão, óleo, leite, açúcar e farinha, e alerta para evitar produtos ultraprocessados ou sem embalagens originais. Sobras de alimentos preparados ou vencidos também são desaconselhados​​.

Além da Campanha Natal Sem Fome, Campinas mantém diversas ações permanentes de combate à fome. A cidade distribui mensalmente cerca de 23 mil refeições, beneficia aproximadamente 6.500 pessoas com o Cartão Nutrir e atende 25 mil cidadãos pelo programa Renda Campinas. O programa Viva Leite contempla 2.800 famílias, enquanto as hortas comunitárias, espalhadas pelo município, somam 181 iniciativas voltadas à segurança alimentar e ao fortalecimento comunitário.

Autor

Mais lidas
Foto: Arquivo pessoal

Mulher tenta vender bebê por R$ 1,2 mil na orla de Praia Grande

Avenida Ruy Rodrigues em Campinas terá novos radares

Grave acidente na SP-055 em Peruíbe deixa duas pessoas mortas

Jovem de 21 anos desaparece após se afogar no mar em Praia Grande

Empresário é encontrado morto em Americana

VEJA TAMBÉM