A cada entrega, as equipes de voluntários recebiam com uma salva de palmas a solidariedade da população que doava alimentos não perecíveis no Paço Municipal. Nem a chuva, que persistiu durante a manhã do Dia D do Natal sem Fome, desanimou voluntários e doadores da campanha, que ocorreu das 9h às 14h deste sábado (14), no Paço Municipal. A mobilização resultou na coleta de 2.541 quilos de alimentos e três quilos de produtos de higiene e limpeza. Com isso, a campanha atingiu 8.403,3 quilos de donativos voltados principalmente para as 2,8 mil famílias participantes do programa Viva Leite.
“Quero agradecer a generosidade da população e reforçar o pedido para aqueles que ainda não contribuíram para que auxiliem a tornar o Natal da população de Campinas cada vez melhor”, afirmou o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida.
Entre os doadores do Dia D estava Adriana Streicher. Ela destacou a importância de contribuir. “Não precisa doar muito, mas é importante ajudar. Há gente precisando e é muito importante abraçar essa causa”, acrescentou.
O empresário Norimiti Higa, do Higa Atacado, contribuiu com o Dia D por meio da doação de lanches aos voluntários da coleta de alimentos. Já a empresa Eletromídia entregou cem cestas básicas no Paço Municipal. Além dos voluntários, a mobilização contou com a ajuda de militares do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Campinas.
A mobilização continua até o dia 20 de dezembro e conta atualmente com 22 pontos de arrecadação, que podem ser conferidos no site. “Nosso propósito principal é levar essas doações às famílias que mais precisam. A generosidade do povo de Campinas nos dá a certeza que conseguiremos garantir a essas pessoas um Natal mais solidário”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
O Natal Sem Fome integra a programação do Natal Caminhos dos Sonhos e é realizada por meio de parcerias com o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região), a Ceasa Campinas, a Sanasa, a Câmara Municipal, o Banco de Alimentos e os órgãos de comunicação: EPTV, EP FM, Grupo EP, Diário Campineiro, Correio Popular, Jovem Pan Campinas, Rede Família, Hora Campinas, Educa Tv, Rádio Educativa, VTV, TV Câmara, Rádio Brasil, TV Thathi, Rádio Transamérica, Nova FM e Rádio Central.
As doações são direcionadas inicialmente ao Banco de Alimentos, responsável por redistribuí-las a 120 organizações da sociedade civil, que as entregarão às famílias.
Para assegurar a qualidade e eficácia das doações, a Prefeitura de Campinas disponibilizou a Cartilha de Orientação para Doação de Alimentos. O documento detalha os critérios para doações, como a prioridade por alimentos não perecíveis em embalagens íntegras e dentro do prazo de validade.
A cartilha orienta ainda fala sobre a correta seleção de alimentos in natura, como frutas, verduras e carnes, que devem estar em perfeitas condições de consumo. Esses produtos podem ser doados ao Banco de Alimentos, devidamente embalados e identificados.
Além disso, o material destaca os itens prioritários para doação, como arroz, feijão, óleo, leite, açúcar e farinha, e alerta para evitar produtos ultraprocessados ou sem embalagens originais. Sobras de alimentos preparados ou vencidos também são desaconselhados.
Além da Campanha Natal Sem Fome, Campinas mantém diversas ações permanentes de combate à fome. A cidade distribui mensalmente cerca de 23 mil refeições, beneficia aproximadamente 6.500 pessoas com o Cartão Nutrir e atende 25 mil cidadãos pelo programa Renda Campinas. O programa Viva Leite contempla 2.800 famílias, enquanto as hortas comunitárias, espalhadas pelo município, somam 181 iniciativas voltadas à segurança alimentar e ao fortalecimento comunitário.