Ei você?! O que está fazendo aqui? Se veio se informar com notícias saiba que você pensa como os 52,7% dos brasileiros que usam as mídias sociais na internet. É o que diz uma pesquisa recente da Global Web Index de 2024. Ainda de acordo com os dados, 59,9% usam as mídias para manter contato com a família e amigos e 43,2% pra fazer compras. (confira abaixo)
Com base na pesquisa, o especialista em marketing digital e fundador da Mlabs, Rafael Kiso, diz que é um erro encarar mídias sociais como vitrine. “Ao ver o porquê os brasileiros realmente usam as mídias sociais, você vai entender que esse conceito de vitrine é errado. As mídias sociais são ‘sociais’, portanto, são sobre diálogo e relacionamento. Ao invés de apenas exibir produtos e serviços em sua vitrine, as marcas devem se portar como uma pessoa (brand persona), como um amigo ou mentor, engajar em conversas relevantes e oferecer conteúdo útil que agregue valor à vida do seu público de interesse”, afirma.
Kiso ainda afirma que ao entender que é preciso entregar valor antes de extrair valor, as marcas podem criar relacionamentos autênticos, aumentando a percepção positiva e a probabilidade de conversão de seguidores em clientes.
“As plataformas de mídias sociais são mais que vitrines. Não faça panfletagem digital. Elas funcionam como ambientes de conversas, praças públicas, onde grupos discutem diversos assuntos. Marcas que desejam se destacar precisam encontrar as conversas nas quais dominam e participar dessas rodas, contribuindo com informações relevantes e úteis”, conclui.