A Conmebol optou por cancelar o confronto desta quinta-feira (7) entre Independiente Medellín e Flamengo pela Libertadores. O motivo foi a invasão de torcedores locais ao gramado do Atanasio Girardot, ocorrida logo após o apito inicial, impossibilitando a continuidade da partida.
A crise no Independiente Medellín transformou o estádio em um cenário de guerra. Já no aquecimento, o elenco foi recebido com vaias pela própria torcida. O protesto foi planejado: integrantes de organizadas surgiram vestidos de preto e encapuzados, e assim que o jogo começou, dispararam artefatos explosivos e sinalizadores no campo. Além disso, a tensão foi agravada por focos de incêndio que surgiram nas arquibancadas.
A invasão ocorreu logo nos primeiros instantes, com os torcedores atirando as grades de proteção contra o campo. Com isso, a arbitragem decidiu interromper a partida, e os times voltaram para os vestiários. O cancelamento do duelo ocorreu após 1h15 de paralisação.
Próximos passos
De acordo com as normas da Conmebol, especificamente o artigo 24.2 de seu Código Disciplinar, o clube julgado culpado pela interrupção definitiva ou desistência de um jogo sofre uma derrota automática. Na prática, isso significa que o adversário é declarado vencedor por W.O., com o placar oficial de 3 a 0 estabelecido pelo regulamento da entidade.
A definição das punições agora depende de um parecer da Comissão Disciplinar da Conmebol. Haverá uma revisão detalhada do que foi relatado pelo delegado da partida e pela arbitragem, decidindo quais medidas serão tomadas.