Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Piracicaba é a 16ª cidade do Brasil em qualidade de vida

Cidade foi bem avaliada em setores como a educação e a cultura
16° lugar

Piracicaba está na 16ª posição no IPS (Índice de Progresso Social) de 2024, ferramenta criada por cientistas da Universidade de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que avalia o desempenho das sociedades e a qualidade de vida.

O Índice analisa áreas como necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. É mensurado a partir de 9 níveis de progresso social e varia de 0 a 100.

De acordo com a ferramenta, em dez anos, o Brasil caiu 21 posições e passou da 46ª colocação, em 2014, para a 67ª, neste ano. Com pontuação média de 61,83, o índice reflete a piora nos níveis de desigualdade social e econômica do país.

Já a nota de Piracicaba é superior à nacional. A cidade atingiu 69,95, se destacando em áreas como acesso ao conhecimento básico, direitos individuais, nota média do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acesso à cultura, lazer e esportes.

Os dados coletados para o levantamento são do Censo de 2022, que mostra Piracicaba com 423.323 habitantes e uma renda per capita de R$82,5 mil.


Continua após a publicidade

O ranking é liderado pela cidade de Gavião Peixoto (SP), com pontuação de 74,49, seguida de Brasília, com pontuação de 71,25. São Carlos aparece em terceiro lugar com 70,96 pontos. Da região de Piracicaba, Águas de São Pedro aparece na oitava posição e Campinas em 18º lugar no levantamento. A cidade com pior qualidade de vida do País é Santa Rosa do Purus, no Acre, com 43,78 pontos.

Mais informações sobre o IPS Brasil podem ser consultadas no link: https://ipsbrasil.org.br/explore/scorecard/SP/3524709.

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

campinas investimentos carlos bassan prefeitura de campinas

Região de Campinas concentra maior volume de investimentos na indústria em SP nos últimos 3 anos

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

barcelona treino borussia champions German Parga FC Barcelona

Saiba onde assistir Borussia x Barcelona pela Champions League

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );