Um homem conhecido pelo apelido de “Gretchen” invadiu uma paróquia, furtou o sensor do alarme do cofre, danificou equipamentos e ainda arrancou parte da fiação em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O crime aconteceu no último sábado (9) e foi registrado por câmeras de monitoramento obtidas pelo VTV News (veja abaixo).
No vídeo, que tem quase 10 minutos de duração, o suspeito aparece na entrada da Igreja Matriz São João Batista tentando arrombar gazofilácios – estruturas utilizadas para armazenar “dízimos” e “ofertas” deixados pelos fiéis para a manutenção da paróquia. Para cometer a ação, ele utiliza uma ferramenta não identificada.
*“Dízimo” é uma contribuição feita regularmente para ajudar na manutenção da igreja, enquanto a “oferta” é uma doação espontânea realizada durante missas e celebrações. O valor levado pelo suspeito não foi divulgado.
O homem foi identificado apenas como “Sandro” no boletim de ocorrência (BO). Segundo o registro, ele vive em situação de rua e costuma circular pela região central da cidade. O documento também aponta que não seria a primeira vez que ele invade a igreja. O crime foi denunciado pelo representante do local, Hélio Sussumu Abe.
Investigação
O caso foi registrado no dia seguinte (10) como furto consumado, na Delegacia de Peruíbe. Segundo o delegado Ricardo Zaitune, responsável pela unidade, o suspeito já foi identificado e está sendo procurado pela Polícia Civil. Até a última atualização desta reportagem, ele ainda não havia sido localizado pelas autoridades.
Procurada pelo VTV News, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) não se manifestou até o momento.