O Novo Quebra-Mar de Santos receberá o plantio de mais de 250 árvores no domingo (28), a partir das 9h. A ação, que é aberta ao público, faz parte do encerramento das atividades do Mês do Meio Ambiente do município.
Com o objetivo de promover a conscientização ambiental, a atividade é livre para todas as idades e contará com um mutirão de limpeza de praia, realizado em parceria com o Instituto Mar Azul.
O ponto de encontro será na faixa de areia ao lado do Quebra-Mar, em frente à Ilha Urubuqueçaba.
Plantio de mudas
As espécies que serão plantadas são nativas da Mata Atlântica, bioma que abraça toda a região da Baixada Santista.
A iniciativa faz parte do Programa Santos Sustentável, que tem como foco o enfrentamento às mudanças climáticas e a expansão da infraestrutura verde.
Dessa maneira, a meta do programa é plantar 10 mil novas árvores em quatro anos — sendo que, desde o ano passado, já foram plantadas mais de 4,1 mil árvores na área insular.
Parque Jundu
O parque será construído na divisa entre São Vicente e o Novo Quebra-Mar, no bairro José Menino.
De acordo com a prefeitura, a idealização do projeto se deu após a vegetação de jundu reaparecer na faixa de areia.
O que é o Jundu?

O jundu é uma vegetação nativa de restinga, típica do litoral e integrante da Mata Atlântica. Formado por plantas rasteiras e arbustos, ele atua como uma barreira natural viva na orla. Suas raízes profundas fixam a areia e moldam dunas, combatendo diretamente a erosão costeira. A presença dessa vegetação protege as praias contra tempestades, ressacas e o avanço do mar.
Foto: Prefeitura de Santos