Pragas em vista?
A COPLACANA chegou com o programa “Aplique Bem” para garantir que seus insumos agrícolas atinjam o centro da planta, sem desperdícios e com total segurança.
Nos dias 24 e 25 de abril, cooperados estiveram em propriedades de Rio das Pedras/SP e Araras/SP, respectivamente no Recanto do Jacaré e na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras, e receberam o conhecimento do engenheiro agrônomo Douglas Carmanhan, instrutor do Aplique Bem, sobre como aplicar produtos da forma correta.
O programa é uma parceria entre o IAC (Instituto Agronômico) e a Arysta Lifescience, atualmente UPL, que visa aprimorar as práticas de aplicação de defensivos agrícolas no Brasil.
Ele oferece treinamentos gratuitos para produtores, técnicos e trabalhadores sobre diversos temas relacionados à aplicação, como segurança do trabalho, regulagem de pulverizadores, calibração e avaliação de pulverização.
A iniciativa atua em todas as regiões de São Paulo e do Brasil, por meio de veículos adaptados para as funções, que realizam as atividades diretamente junto aos produtores.
O IAC é responsável por toda a parte técnica do programa, enquanto a UPL, por meio de sua rede de representantes, é responsável pela agenda dos treinamentos.
Em Rio das Pedras e Araras, Carmanhan, acompanhado das colaboradoras da COPLACANA Andrea Pavani e Jaqueline Calixter, abordou, a cooperados COPLACANA, a maioria integrantes do Núcleo Mulher, a importância da segurança do aplicador, com foco no uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e na regulagem e calibração dos pulverizadores.
O instrutor também destacou a necessidade de se realizar uma avaliação detalhada da pulverização para garantir que o produto esteja chegando à planta de forma eficiente.
“Durante os dois eventos nós fizemos apresentação do programa Aplique Bem, no qual nosso objetivo é falar sobre a tecnologia de aplicação, segurança do aplicador, uso correto e seguro de EPIs, avaliação de regulagem e calibração de pulverizadores. Além disso, demos um panorama geral sobre pontos de pulverização, o que que eu preciso observar, tamanho de gota, vazão, dentre outros”, explicou.
As técnicas dos ensinamentos foram baseadas em trabalhos científicos publicados sobre normas ISO.
“Então, a gente compila essas informações e leva isso para os produtores. É importante agregar isso para as esposas, pois, hoje, um grande número de mulheres se envolve diretamente no trabalho rural, em termos de gestão, até na prática do campo. Quanto mais pessoas tiverem esse conhecimento, é maior a chance de as aplicações serem mais assertivas e essas informações serem difundidas.”
Tereza Ziani, cooperada de Araras/SP, comentou que conhecimento é fundamental para nos tornarmos pessoas cada dia mais integradas nessa nossa sociedade em constantes mudanças.
“O palestrante soube transmitir, de forma didática, seus conhecimentos, bem como as técnicas adequadas para cada área de plantio, desde as grandes plantações, até uma simples horta. Ele nos ensinou que o uso incorreto de um produto não permite combater as doenças ou pragas a serem atingidas, por isso a importância de um profissional especializado para a orientação da melhor técnica a ser utilizada nos ajuda muito em nossas rotinas de trabalho.”
Ela afirmou, ainda, que o profissional explanou acerca de como proceder com os novos métodos de aplicação, a procurar elaborar um bom planejamento para utilizar a dosagem correta, a utilização dos EPI’s, a fim de se evitar a intoxicação dos operadores, reduzir os riscos de contaminação do meio ambiente, de forma a obtermos bom plantio e boa colheita.
“Ele lembrou da importância da utilização dos defensivos naturais pois atuam em pragas como pulgões, ácaros, cochonilhas e em várias doenças das plantas. Além disso, atualmente, temos profissionais qualificados aqui na COPLACANA que sempre nos auxiliam e atendem as necessidades de seus cooperados”, contou.
A aplicação correta de defensivos agrícolas traz diversos benefícios, como:
- Redução do uso de defensivos: uma aplicação eficiente pode reduzir significativamente o uso de defensivos agrícolas, o que gera economia para o produtor e contribui para a preservação do meio ambiente.
- Aumento da produtividade: a aplicação correta dos produtos garante que eles cheguem às plantas de forma eficaz, o que contribui para o aumento da produtividade das lavouras.
- Melhoria da segurança do aplicador: o uso correto de EPIs e a regulagem adequada dos pulverizadores reduzem o risco de exposição do aplicador aos produtos.
- Diminuição do impacto ambiental: a aplicação correta também evita o desperdício de defensivos agrícolas, o que reduz a contaminação do solo e da água