A mãe do Enzo, um bebê de apenas 27 dias, relatou os momentos de desespero que passou após o filho engasgar e ser salvo por um policial militar em Piracicaba. “Foi um livramento, né? Porque ele já estava mole, não estava mais respirando. Então, depois que voltou, é um alívio”, relata a mãe. Nesta sexta-feira (02/08), Mikaely da Silva reencontrou o PM Mateus Vinícius, que salvou a vida de seu filho, e pode agradecer pelo trabalho.
Enzo engasgou na última sexta-feira (26/07). Segundo a mãe, no dia do incidente, ela amamentou o bebê e esperou que ele arrotasse, o que não aconteceu. Por isso, deixou o pequeno Enzo deitado perto da avó e foi tomar banho. Ao sair do banho, a avó informou que a criança estava engasgada, mas Mikaely não acreditou e tentou acalmar o filho, até perceber que ele realmente estava sem conseguir respirar. Ela acionou o SAMU e também ligou para a PM, que foi até o local e com a manobra de Heimlich (procedimento de primeiros socorros utilizado para tratar obstruções das vias aéreas superiores por objetos estranhos) o que fez com que o bebê voltasse a respirar (veja o vídeo).
Segundo o PM Azevedo, a ocorrência foi um sucesso, pois ele e os colegas conseguiram realizar com êxito as técnicas que haviam treinado. “Conseguimos salvar a vida do pequeno Enzo, e é uma ocorrência que mostra que temos o treinamento. Ficamos felizes por ter salvado a vida de um bebê de 20 dias”, conta o policial.
A criança foi levada ao Pronto Socorro da Vila Cristina, onde recebeu atendimento médico e foi liberada.
De acordo com Mikaely, agora está tudo bem. “Ele ficou em observação, fez raio-X para verificar tudo, e agora está tudo bem, graças a Deus”, agradece a mãe.