Um cachorro causou um incêndio ao roubar e mastigar o carregador portátil do tutor. O incidente aconteceu em maio, mas o vídeo foi divulgado somente no fim de julho pelo Corpo de Bombeiros de Tulsa, nos Estados Unidos, que fez um alerta sobre os riscos que o manuseio incorreto de itens com bateria de lítio-íon podem causar.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o animal de estimação aparece com a bateria na boca. Ele deita em um colchão e começa a mastigar o objeto. Após poucos minutos, o carregador portátil começa a soltar diversas faíscas e explode, ateando fogo nos móveis. Os animais fogem em seguida.
Segundo os brigadistas, incêndios relacionados a baterias de lítio-íon são cada vez mais comuns nos Estados Unidos e foram um dos motivos para compartilharem o vídeo. Apesar de neste caso a casa ter ficado significativamente danificada, os animais foram resgatados ilesos. Contudo, segundo os bombeiros, o resultado poderia ter sido muito pior e até fatal.
Eles alertam ser crucial seguir as diretrizes do manual de instrução ao manusear, usar e armazenar objetos que contém baterias de lítio-íon, como carregadores portáteis.
“Baterias de lítio-ion são conhecidas por armazenar uma quantidade significativa de energia em um espaço compacto. No entanto, quando essa energia é liberada de forma incontrolável, pode gerar calor, produzir gases inflamáveis e tóxicos e até mesmo levar a explosões”, explica o porta-voz da corporação.
“Esses incidentes podem ocorrer por vários motivos, como exposição a calor extremo, danos físicos à bateria, sobrecarga ou até mesmo o uso de equipamentos de carga incompatíveis”, continua.
“É crucial seguir as diretrizes ao usar baterias de lítio-irão, usar apenas carregadores aprovados e armazená-las fora do alcance de crianças e animais de estimação. Além disso, é imperativo descartar as baterias de lítio-íon corretamente. Elas nunca devem ser jogadas no lixo comum ou em recipientes de reciclagem, pois podem causar incêndios durante o transporte ou nas instalações de descarte. Em vez disso, leve essas baterias a centros de reciclagem designados”, conclui.
*Do SBT News