Foto: MetSul. Instituto de Geociências da Unicamp, em Campinas, com o céu laranja pela fumaça das queimadas
Quase todo o estado de São Paulo está em situação de emergência para o risco de incêndios. O céu ficou encoberto em várias cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) na tarde desta sexta-feira (23). Um incêndio foi registrado em região de mata do Jardim Rossin, em Campinas, que deixou uma cortina de fumaça.
Bruno Bainy, especialista do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), explicou que foram identificados inúmeros focos de incêndio de áreas queimadas de grandes proporções. “Emitiram plumas até centenas de quilômetros dos seus pontos de origem. Essas queimadas são comuns nessa época mais seca do ano. As condições do tempo seco e quente favorecem que os incêndios se alastrem e ganhem maiores proporções, multiplicando”, disse.
O especialista detalha que, nesta sexta-feira (23), a condição pré-frontal organiza um escoamento atmosférico (ventos de noroeste para sudeste) que são mais intensos e que favorecem que essas queimadas ganhem maiores proporções.
📲 Participe do canal WhatsApp VTV News
Grandes focos de incêndio obrigaram a interdição das rodovias Luís Augusto de Oliveira (SP-215), em Dourado (SP), e Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), em Boa Esperança do Sul (SP).
Um grande incêndio atingiu nesta quinta-feira (22) a fazenda São José e sítios ao seu entorno, próximo da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), em Rio Claro (SP).