Incêndio no Jardim Rossin ontem, em Campinas, às margens da Rodovia dos Bandeirantes (Foto: Marcos Roberto Drones)
O estado de São Paulo registrou 1.886 focos de incêndios nesta sexta-feira (23), segundo dados dos satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
É o pior dia de calor causado por queimadas em décadas no estado, desde 1998, quando o Inpe passou a monitorar os focos por satélites.
O mês de agosto com mais focos de calor provocados por incêndios e queimadas havia sido em 2010, quando foram contabilizados 2.444 focos no mês inteiro.
Os números são do Programa BDQueimadas, mantido pelo Inpe, que faz um compilado de dados em todo o país.
De acordo com as informações do Inpe, os incêndios se concentram em cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP), Bauru (SP) e Presidente Prudente (SP).
Dois funcionários de uma usina morreram em Urupês (SP), que fica a 54 km de São José do Rio Preto (SP), tentando combater um incêndio.
Transferências na Fundação Casa em Sertãozinho
A Fundação Casa transferiu temporariamente adolescentes e funcionários da unidade Sertãozinho para o prédio em que funcionava a antiga unidade Ouro Verde, em Ribeirão Preto.
A medida foi adotada porque o prédio de Sertãozinho foi tomado por uma densa camada de fumaça. Não há feridos. Os adolescentes ficam em Ribeirão Preto até que a situação seja normalizada.