fbpx
Search
Close this search box.

Casa de repouso clandestina é fechada pela terceira vez em Campinas

Ação ocorreu nesta sexta-feira (6) e 12 idosos foram encontrados no local

A Vigilância Sanitária de Campinas interditou totalmente uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) clandestina na Vila Marta, onde foram encontradas 12 pessoas residentes durante ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Conselho Municipal de Idosos (CMI), polícias Civil e Militar, e Guarda Municipal.

A responsabilidade do local é da Casa de Repouso Lírios da Paz, que é alvo da Justiça e teve o terceiro espaço fechado desde 2021. A ação ocorreu após medida judicial concedida pelo Judiciário ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

Interdições

  • maio de 2021 – Jardim São Gabriel
  • maio de 2022 – Santa Odila
  • setembro de 2024 – Vila Marta

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, ressaltou a importância das fiscalizações regulares em instituições de longa permanência, visando garantir que os idosos sejam acolhidos de forma digna e segura. “É fundamental que essas instituições cumpram as normas de saúde e assistência. Aqueles que não se adequarem serão responsabilizados”, afirmou Moro.

A Prefeitura de Campinas continuará acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos idosos, ao mesmo tempo em que trabalha para localizar os familiares dos que ainda não foram encaminhados a novos lares.

Segundo a pasta, dos 12 idosos encontrados no local, 10 retornarão para suas famílias e dois foram acolhidos em uma ILPI cofinanciada pela Prefeitura de Campinas. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso estão acompanhando o processo de realocação para garantir a adequada assistência aos idosos.

A Prefeitura segue monitorando a situação e reforça a importância das denúncias para assegurar o cumprimento das normas e a dignidade dos cuidados aos idosos.

Como denunciar

A população pode colaborar denunciando possíveis irregularidades em instituições de longa permanência através da Ouvidoria Municipal ou diretamente ao Conselho Municipal do Idoso. As denúncias podem ser feitas anonimamente e são fundamentais para garantir a segurança e o respeito aos direitos dos idosos.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, serviço federal, ou junto ao Conselho Municipal do Idoso.

Conselho Municipal do Idoso
Endereço: Rua Ferreira Penteado, nº 1331 – Cambuí
Telefone: (19) 3733-7390, Ramal 3
E-mail: cmi.idoso@campinas.sp.gov.br

Autor

Mais lidas

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

VEJA TAMBÉM