O candidato a prefeito de Campinas Rafa Zimbaldi (Cidadania) foi o último entrevistado da sabatina VTV/SBT nesta sexta-feira (20). Zimbaldi, atual deputado estadual por São Paulo, é formado em relações internacionais e foi vereador por quatro mandatos em Campinas. Ele ressalta a importância de mudança no cenário da saúde campineira e promete construir o Poupatempo da Saúde, baseado no modelo de Santo André. Sua proposta é fazer com que a cidade se torne “mais humanizada”.
Ele afirma que irá trazer a qualidade dos hospitais de referência, como PUC e Unicamp para os postos de saúde. Além disso, conta como funcionará o projeto principal da campanha.
“A partir do momento que você é atendido no posto de saúde pelo clínico geral, é encaminhado a um especialista. Você pega sua senha e será atendido em no máximo 30 minutos por um especialista, fará todos os exames e sairá de lá com seu tratamento na mão, com medicamento ou cirurgia. O Poupatempo da Saúde vai revolucionar a saúde em Campinas”.
Segundo o candidato, serão duas unidades, uma no antigo Palácio da Justiça e a outra no Horto-Shopping, na região do Ouro Verde. Zimbaldi também diz que pretende implementar creches que funcionem até às 23h e aos finais de semana. Adicionando, desta forma, novos turnos de ensino.
“Nós temos hoje algumas creches que funcionam quatro horas por dia. A mãe que precisa trabalhar no período noturno acaba não tendo a oportunidade”. Além disso, ele ressalta que vai mudar o método pedagógico de Campinas, adicionando o Projeto “Jovens do Futuro”, com cursos de formação profissional no contra-turno.
O candidato também propõe a criação da secretaria de defesa da mulher. A partir desta ação, pretende implementar a iniciativa do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, publicada dia 17/04 deste ano, que recomenda o uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar homens denunciados por violência doméstica. O objetivo, seria garantir que as medidas protetivas de urgência sejam mais eficientes.