Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Gratuidade no transporte público está garantida neste domingo (6)

Bloqueios, desvios e operações especiais também asseguram o exercício da democracia no 1º turno das eleições municipais de 2024
WhatsApp Image 2024-10-06 at 08.26.36

A partir das 6h deste domingo (6), o eleitor campineiro já pode fazer uso da gratuidade do transporte público para ir às urnas exercer o direito ao voto. O decreto Nº 23.584/2024, garantindo o benefício, foi publicado na edição da última terça-feira (1º de outubro), do Diário Oficial do Município. A gratuidade está assegurada até as 19h, para que nenhum eleitor tenha dificuldade de deslocamento nesse primeiro turno das Eleições 2024.

Além da gratuidade no transporte público coletivo municipal, a frota de ônibus vai operar com 100% da capacidade, com a mesma quantidade de veículos disponível em dias úteis.


Continua após a publicidade

Campinas tem, atualmente, 1.006 ônibus, distribuídos em 237 linhas. Em agosto, foram transportados uma média de 447 mil passageiros por dia útil.

Bloqueios e desvios

Para apoiar a realização das eleições municipais, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou uma operação especial para o transporte coletivo e trânsito neste domingo (6). O objetivo é orientar os usuários do transporte coletivo e garantir a segurança e fluidez do tráfego durante a votação.

Desde a madrugada deste sábado (5), 45 Agentes da Mobilidade Urbana, da Emdec apoiam a Justiça Eleitoral, fazendo as reservas de vagas na região central, tanto para estacionamento de veículos autorizados quanto para carga e descarga das urnas eleitorais.

As operações incluem, também, bloqueios e desvios desde às 5h30 deste domingo. Os bloqueios seguem até o final da apuração.

Veja quais são:

– Avenida Francisco Glicério entre avenidas Benjamin Constant e Dr. Campos Sales.

Os veículos seguirão pela Benjamin Constant até a Senador Saraiva; e pela Campos Sales, retomam o curso normal.

– Rua General Osório, entre a rua José Paulino e avenida Anchieta.

Veículos: os veículos seguem pelas ruas José Paulino e Barreto Leme.

Ônibus: neste ponto, os ônibus deverão seguir pela Campos Sales e retomar o trajeto indo até a Francisco Glicério e, pela rua Conceição, até a Irmã Serafina para retornarem a seus cursos normais.

Os cruzamentos da rua General Osório com as ruas Dr. Quirino e Luzitana permanecem liberados somente para a travessia da via.

– Rua Barão de Jaguara, entre rua Conceição e avenida Dr. Thomaz Alves.

O tráfego deverá seguir pelas ruas Conceição e Luzitana.

– Rua Cesar Bierrenbach, entre as ruas Dr. Quirino e Barão de Jaguara.

O trânsito seguirá pela rua Dr. Quirino até a Conceição e Luzitana.

– Rua Bernardino de Campos, entre a rua Barão de Jaguara e avenida Francisco Glicério.

Motoristas seguirão pela rua Barão de Jaguara até a avenida Benjamin Constant.

– Rua Bernardino de Campos, entre a rua Regente Feijó e avenida Francisco Glicério.

Neste caso mantém-se o pré-bloqueio executado no sábado no cruzamento das ruas Bernardino de Campos com José Paulino. Os veículos deverão seguir pelas vias José Paulino, Benjamin Constant até a Senador Saraiva para pegar a Campos Sales e seguir o curso normal.

– Rua Regente Feijó, entre avenida Benjamin Constant e rua General Osório.

Os veículos deverão seguir pela Benjamin Constant até a Senador Saraiva, Campos Sales até o retorno à Francisco Glicério.

Locais de votação

A Emdec ainda mantém, ao longo do dia, agentes fixos nas escolas que recebem maior número de eleitores. Equipes volantes fazem vistorias e monitoram todos os locais de votação da cidade.

As escolas que receberão agentes fixos são:

  • Carlos Gomes, na avenida Anchieta;
  • Bento Quirino, na avenida Orosimbo Maia;
  • Aníbal de Freitas, na rua Primeiro de Março;
  • Adalberto Nascimento, na rua Adalberto Maia.

Todas as ações presenciais são acompanhadas por equipes semafóricas e profissionais da Central de Monitoramento de Operações.

Na rua General Osório e na avenida Francisco Glicério, agentes de bicicleta orientam os passageiros nos pontos impactados pelos desvios e bloqueios.

Ciclofaixa de Lazer

A operação da Ciclofaixa de Lazer Taquaral Norte-Sul está suspensa neste domingo. Normalmente, o espaço é aberto aos ciclistas sempre aos domingos e feriados, das 7h às 12h.

A “Operação Lagoa”, que também é realizada aos domingos e feriados, no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e Praça Arautos da Paz, está ativa, até às 13h.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.