Uma árvore caiu e arrastou dois postes durante uma ventania na noite desta segunda-feira (14) no bairro Vila Brandina, em Campinas. Moradores da rua João Chiavegatto ficaram ilhados, sem conseguir sair de casa e sem energia elétrica.
Segundo o Corpo de Bombeiros e a Emdec, que tomou medidas em relação ao trânsito, não houve feridos nem danos aos imóveis próximos. Em nota, a prefeitura informou que árvore caiu por volta de 22h50 e a Defesa Civil acionou o Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos que estão, neste momento, fazendo a retirada do ipê-rosa. A CPFL também está no local.
Uma idosa que mora no local teve alguns prejuízos devido à queda da árvore. “Eu acabei de refazer tudo, acabei de colocar um novo holofote e cerca elétrica, arrumei a casa inteira, e aí vem a natureza e dá esse susto e choque na gente”, contou emocionada.
Em nota, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) informou que, logo após ser acionada, as equipes de operação atenderam prontamente à ocorrência na Vila Brandina, realizando manobras no sistema elétrico para isolar o trecho onde a rede foi atingida. Com isso, a energia foi restabelecida para a maior parte dos clientes afetados, e o local foi liberado em segurança para que o Corpo de Bombeiros pudesse remover a árvore caída.
A Companhia ainda apontou que, só após a retirada dos galhos e troncos, os veículos de grande porte da concessionária terão acesso à área para iniciar a remoção e substituição dos postes danificados e reconstruir a fiação que foi rompida. Os trabalhos são complexos devido à extensão dos danos. A CPFL também providenciou geradores para atender provisoriamente parte do trecho ainda sem energia. A previsão de conclusão do serviço e restabelecimento total do fornecimento é para o final da tarde desta terça-feira (15).