Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Receita Federal apreende 1,2 tonelada de cocaína no Porto de Santos

Esta é a maior apreensão de 2024
Receita Federal apreende 1,2 toneladas de cocaína no Porto de Santos

A Receita Federal apreendeu nesta segunda-feira (21), a maior quantidade de cocaína no Porto de Santos em 2024. A droga, com um peso total de 1.201 kg, estava escondida em meio a uma carga de sucata metálica com destino à Espanha.

A operação, que contou com o apoio de cães farejadores e análise de imagens de scanners, foi possível graças à adoção de novos parâmetros nos sistemas de gestão de riscos. Essa tecnologia de ponta permitiu identificar e bloquear a carga suspeita, composta por cinco contêineres.

Dentro de um dos contêineres, os agentes encontraram a cocaína em caixas metálicas, em uma tentativa de burlar a fiscalização. A droga estava estrategicamente distribuída entre 24 toneladas de sucata, o que dificultou a identificação durante a inspeção.

A Polícia Federal foi acionada para dar continuidade às investigações e identificar os responsáveis pela tentativa de envio da droga para a Europa.

Diminuição do tráfico no Porto de Santos ao longo dos anos

A Receita Federal vem registrando cada vez menos apreensões de cocaína no Porto de Santos. Isso se deve por conta do reforço nas fiscalizações e diminuição nas tentativas de tráfico internacional com intermédio do porto.


Continua após a publicidade

Segunda maior apreensão do ano

A Receita Federal apreendeu no dia 03/07 deste ano um total de 882 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga, que estava oculta em um carregamento de 677 toneladas de açúcar, tinha como destino final a Guiné, na África Ocidental.

A descoberta ocorreu durante uma operação de rotina de vigilância e repressão aduaneira, realizada por equipes da Alfândega de Santos. A carga, distribuída em 25 contêineres, chamou a atenção dos agentes por apresentar características suspeitas. Após uma análise mais detalhada, os cães farejadores da Receita Federal indicaram a presença de entorpecentes em um dos contêineres.

A cocaína estava cuidadosamente escondida em 20 sacas de ráfia, demonstrando a sofisticação da operação de tráfico. A tentativa de disfarçar a droga entre o açúcar visava dificultar a ação das autoridades e burlar os sistemas de controle.

Confira mais notícias sobre o Porto de Santos:

Autor

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

morte dengue rio claro

Bragança Paulista confirma primeira morte por dengue em 2025

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

WhatsApp Image 2025-04-17 at 21.45.12

Homem que foi preso após tentar furtar chocolate em loja era funcionário

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );