Uma criança de aproximadamente cinco anos saiu sozinha de uma creche no bairro Fazenda Grande, em Jundiaí. Câmeras de segurança flagraram o menino correndo pela rua logo após fugir da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB). Ele foi encontrado cerca de seis minutos depois.
A situação gerou preocupação na comunidade local e foi esclarecida pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura de Jundiaí, que emitiu uma nota lamentando o ocorrido e explicando as circunstâncias.
De acordo com a UGE, o incidente aconteceu quando o responsável por outro aluno deixou o portão eletrônico destravado ao entrar, o que permitiu a saída do estudante. A equipe da escola percebeu rapidamente a ausência da criança e, em uma busca nas imediações, localizou o aluno em seis minutos, sob os cuidados de uma pessoa da comunidade escolar.
A UGE também informou que a direção da escola entrou em contato com os responsáveis pelo aluno, oferecendo todos os esclarecimentos sobre o ocorrido e registrando a situação em ata. Em comunicado enviado a toda a comunidade escolar, a direção reforçou a importância de atenção ao funcionamento do portão eletrônico.
Para garantir maior segurança, a diretora do Departamento de Educação Infantil visitou a escola e orientou a equipe sobre a necessidade de supervisão constante no portão para verificar seu correto trancamento durante o acesso dos alunos e responsáveis.