Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Avanço das obras da José Paulino altera pontos de ônibus a partir desta segunda (11)

O atendimento de 24 linhas municipais será remanejado para uma parada provisória
unnamed (61)

Para viabilizar o avanço das obras de requalificação da rua José Paulino, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) desativa, temporariamente, dois pontos de parada localizados no trecho entre a rua 13 de Maio e a avenida Campos Sales, a partir da próxima segunda-feira (11).
 
O atendimento de 24 linhas municipais será remanejado para uma parada provisória na rua José Paulino, no trecho entre as vias Ferreira Penteado e 13 de Maio. São elas: 173, 179, 271, 341, 342, 344, 345, 346, 349, 359, 362, 367, 380, 381, 382, 385, 386, 395, 397, 403, 408, 409, 489 e 499. Juntas, as 24 linhas transportaram, em outubro, cerca de 61,6 mil passageiros, em dias úteis. Também serão remanejadas duas linhas intermunicipais 675 e 676 (Valinhos / Campinas).
 
Nos primeiros dias da alteração, agentes da mobilidade urbana, que atuam na fiscalização do transporte, vão orientar e direcionar os passageiros.
 
A nova etapa de obras será realizada no trecho da José Paulino, entre a rua 13 de Maio e a avenida Campos Sales, do lado direito. No lado esquerdo, já houve a instalação de piso intertravado e rotas acessíveis (piso podotátil). Os trabalhos são realizados pela Comercial e Construtora Fênix Ltda, com interdição parcial (canalização da faixa impactada).
 
Os pisos das calçadas têm tonalidades distintas para diferenciar a faixa de serviço (cinza claro), onde estão os postes de iluminação, colunas de sinalização vertical e mobiliário urbano; e a faixa de circulação (cinza escuro), área destinada ao trânsito de pedestres e às paradas de ônibus. Esse contraste facilita a identificação do piso tátil (amarelo) para as pessoas que apresentam baixa visão.  



Histórico

A requalificação da rua José Paulino prevê acesso seguro e prioritário para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. A iniciativa integra o projeto de Rua

Completa está inserido dentro do Programa Revivacidade.
 
Anunciado em outubro de 2023, o projeto abrange o trecho da José Paulino entre as avenidas Dr. Moraes Salles e Orosimbo Maia – 835 metros e nove quadras. Além da renovação das calçadas, a requalificação inclui recapeamento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, implantação de piso podotátil direcional, rampas de acessibilidade e botoeiras sonoras, além de balizadores para contenção de fluxo.
 
A via terá uma ciclofaixa à esquerda e faixa exclusiva para os ônibus à direita. Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos padrão “Glicério”, sendo que duas delas terão plataformas elevadas. O local irá receber novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação.
  
O investimento é de cerca de R$ 4,4 milhões e o prazo estimado para execução de todo projeto é de 12 meses.
 


Continua após a publicidade

Mais lidas
bike-santos-gratis (2)

Adolescentes confessam roubo a corrente de mulher que corria na orla de Santos

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho jennifer kalenberg unsplash

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho

Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

Crime é investigado como feminicídio seguido de suicídio (Foto: Celso Ricardo)

Jovem é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é investigado como feminicídio

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.