Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Entidades pedem câmeras obrigatórias em fardas policiais após morte de Ryan

Ação judicial busca monitorar atividades policiais
Reprodução: Edilson Dantas / Extra

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) e diversas entidades de direitos humanos voltaram a pedir, no último domingo (10), que o Supremo Tribunal Federal (STF) intervenha para garantir o uso obrigatório de câmeras corporais em fardas de policiais militares durante operações em São Paulo.

O apelo reforça a importância do uso de câmeras corporais como forma de evitar a repetição de casos recentes de violência, como as mortes de Ryan da Silva Andrade Santos, de 10 anos, e do adolescente Gregory Ribeiro Vasconcelos, de 14 anos.

Ambos foram mortos durante um confronto policial em Santos, ocorrido na última terça-feira (5), quando policiais militares realizavam um patrulhamento no Morro São Bento.

O pedido

O pedido encaminhado ao STF, que é assinado pela DPE-SP, pela Conectas Direitos Humanos e pela plataforma Justa, sustenta que a adoção de câmeras corporais é fundamental para garantir maior transparência nas ações policiais e proteger direitos fundamentais.

Segundo as entidades, a medida contribuiria para que o governo paulista não “implemente políticas de obstrução de investigações e de controle externo da polícia”, além de evitar violações “sistemáticas de direitos fundamentais”.


Continua após a publicidade

As entidades destacam que, atualmente, a utilização obrigatória das câmeras corporais ocorre de maneira “inconsistente” e, em alguns casos, até “inadequada”, o que contraria normas da própria Polícia Militar do Estado de São Paulo que exigem o uso desses dispositivos em operações.

O grupo argumenta que a resistência ao uso de câmeras não se deve a restrições orçamentárias, mas sim a uma política deliberada de enfraquecimento da transparência no policiamento.

Autor

Mais lidas
haras-r5eqdxe8kst1nlqx03ytt2if458jbyg8vgtg1r7hgo

Polícia confirma que corpo achado em haras é de mulher atropelada por funcionário do local

Papa igreja católica eleicao conclave Ágatha Depiné Unsplash

Veja, ao vivo, a transmissão do anúncio do novo Papa direto do Vaticano

feminicídio-santos

PM investigará agentes que atenderam caso de feminicídio em Santos

temos-novo-papa

Habemus Papam! Fumaça branca anuncia que mundo já tem um novo Papa

Robert Francis Prevost Papa Leão XIV Youtube

Novo Papa é Leão XIV; saiba quem é

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.