A Unidade Municipal de Educação (UME) João Papa Sobrinho, no Gonzaga, em Santos, está com as aulas suspensas até terça-feira (26), devido ao registro de quatro casos confirmados e 25 suspeitos de eritema infeccioso. Durante esse período, a escola passará por limpeza e sanitização.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os casos foram encaminhados para a Policlínica do Gonzaga, unidade de referência do bairro, para acompanhamento médico. Nestes dias, os professores devem encaminhar atividades para serem realizadas remotamente.
A medida foi recomendada pela Seção de Vigilância Sanitária Epidemiológica da Prefeitura, que também orientou os pais a procurarem assistência médica caso percebam os sintomas em seus filhos.
Eritema infeccioso
A doença, causada pelo parvovírus B19, é comum na infância e sem risco de gravidade. Os sintomas incluem manchas vermelhas nas bochechas, seguidas de erupções no corpo, além de febre baixa, cansaço, dores nas articulações e mal-estar geral.
De acordo com a SMS, a transmissão ocorre principalmente antes do aparecimento das manchas, o que torna o risco de disseminação mínimo após essa fase.
À VTV News, a secretaria reforçou que os alunos e funcionários deverão usar máscaras assim que as aulas presenciais forem retomadas, na quarta-feira (27). A escola fornecerá máscaras descartáveis a todos.