Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Santos, Itanhaém e Praia Grande estão entre as cidades litorâneas mais seguras

Pesquisa avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes
Fotos/reprodução: MySide

Santos é a cidade mais segura da Baixada Santista entre as 10 cidades litorâneas com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil. A cidade ocupa o 4º lugar no ranking geral de segurança do país, com uma taxa de 9,1 homicídios a cada 100 mil habitantes.

A análise, que utilizou como principal indicador o número de homicídios em relação à população, foi baseada em dados de 1,5 milhão de óbitos registrados em 2023, considerando a taxa de homicídios por 100 mil habitantes.


Continua após a publicidade

Com uma taxa de 9,1 homicídios a cada 100 mil pessoas, Santos se posiciona significativamente abaixo de cidades como Japeri (RJ), que apresenta uma taxa 21 vezes maior, e Palhoça (SC), a primeira colocada, com 5,9 homicídios.

Itanhaém (7º) e Praia Grande (8º) também figuram no top-10, com taxas de homicídios de 10,4 e 10,5, respectivamente. No entanto, as cidades Guarujá e São Vicente, que também possuem mais de 100 mil habitantes, não apareceram entre as mais seguras da região.

Segurança em Santos

Segundo a Prefeitura, a cidade tem investido fortemente em tecnologia, com a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos. Atualmente, há 1.904 câmeras em operação, e a previsão é que esse número cresça para mais de 3.200 até 2025, com um investimento de R$ 35,9 milhões.

Além disso, a GCM utiliza tablets com acesso à internet 5G, uma inovação recente que facilita a coleta de dados e o acompanhamento das ocorrências durante as rondas. Com essas ferramentas, os agentes podem acessar informações essenciais para suas ações, como dados sobre ocorrências em andamento e detalhes para a confecção de boletins de ocorrência.

A secretária de Segurança, Raquel Gallinati, vê esse resultado como um reflexo do trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) e as forças de segurança. “Nossa atuação vai além do policiamento. Estamos focados em um conjunto de ações que envolvem desde a revitalização de espaços públicos até o uso de tecnologias de monitoramento para garantir a segurança da população”, explicou.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

mortes influenza

Campinas registra mais 9 mortes por Influenza

cpat mutirão entrevistas

CPAT realiza mutirão de entrevistas para vagas no setor farmacêutico

P. Diddy condenado (Foto: Reprodução / SBT News)

Diddy é condenado por transporte para fins de prostituição, mas absolvido das acusações mais graves

Banco Central Rafa Neddermeyer Agência Brasil

Banco Central confirmou um ataque cibernético que atingiu prestadora de serviços

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.