A 13ª Semana Municipal da Diversidade Sexual começou na tarde deste domingo (1º), no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no Aquário de Santos.
Para destacar a importância da prevenção ao HIV e a promoção da diversidade sexual mobilização “Cores da Vida: Juntos Contra a AIDS”, organizada pela Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) e outros parceiros, marcou a abertura da programação.
Com um ato repleto de música, dança e um apito simbólico, o evento reuniu a comunidade para refletir sobre dois temas essenciais: a luta contra a Aids e os direitos da população LGBTQIA+. A CCDI montou uma tenda no local, oferecendo serviços como distribuição de preservativos internos e externos e autotestes de HIV.
Debate público
A coordenadora da CCDI, Michelle Karine Cunha Ferreira, explicou a dinâmica do teste e a importância desse serviço para quem busca um cuidado mais imediato.
Taiane Miyake, coordenadora municipal da Diversidade Sexual, também reforçou a necessidade de discutir a Aids de forma aberta, destacando que o HIV é tratável, mas a prevenção continua sendo essencial.
Ela destacou o uso de medicamentos como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma opção importante para pessoas em risco de contrair o vírus, mas que enfrentam dificuldades no uso de preservativos.
Conscientização
Para quem precisar de mais informações ou quiser realizar testes, a CCDI continua oferecendo serviços na Rua da Constituição, no Paquetá, durante a semana.
O presidente do Conselho Municipal de Políticas LGBT (ConLGBT), Wellington Araújo, também esteve presente e ressaltou que o evento tinha como objetivo conscientizar o público sobre a prevenção ao HIV, enfatizando a necessidade de políticas públicas para garantir a saúde da população LGBTQIA+. “A prevenção precisa estar presente em todos os espaços. Precisamos de mais acesso e informação, especialmente para os jovens”, afirmou.
A Semana da Diversidade Sexual segue com uma programação variada até o dia 8 de dezembro, com eventos culturais, rodas de conversa e exposições. Confira a programação:
02 de dezembro (segunda-feira)
- 12h: Ação “Dignidade, Respeito e Acolhimento” com flashmob na Praça Mauá.
- 19h: Abertura Oficial com o evento “Drag Star”, no Teatro Rosinha Mastrângelo (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias).
03 de dezembro (terça-feira)
- 10h: Lançamento do Projeto Podcast “Nossa Voz, Nossa História”, no CAMPS (Av. Washington Luis, S/N – Vila Matias).
- 19h: Espetáculo “Chá de Memórias Drags”, no Teatro Rosinha Mastrângelo (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias).
04 de dezembro (quarta-feira)
- 19h: Festival de Cultura LGBT de Santos, no Teatro Rosinha Mastrângelo (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias).
- 19h: Roda de Conversa: “Qual a ‘Rede de Apoio’ que queremos?”, no Conselho Regional de Psicologia (CRP Santos) – (R. Dr. Cesário Bastos, 26 – Vila Belmiro).
05 de dezembro (quinta-feira)
- 11h30: Dinâmica Interativa “Curta LGBTQIAPN+”, na São Judas (R. Comendador Martins, 52 – Vila Matias).
- 19h: Roda de Conversa e Atividades Físicas no Processo de Transexualização, no Instituto PROCOMUM (Rua Sete de Setembro – Vila Nova, Santos).
- 19h: Exposição fotográfica “Parada Santos – 7 anos de história”, no MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias).
- 19h: Exposição fotográfica “Rainhas do Litoral – Cultura Drag”, no MISS (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias).
- 19h30: 2ª Mostra Baphônica de Cinema LGBTQIA+, no MISS (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias).
06 de dezembro (sexta-feira)
- 09h: Roda de Conversa: “Diversidade no Mundo do Trabalho”, na Unisanta (R. Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão).
- 14h: “Transicionar a Unifesp: Cotas Trans no Ensino Superior”, na UME Florestan Fernandes (Rua Oswaldo Cochrane, 91 – Embaré).
07 de dezembro (sábado)
- 14h: Roda de Conversa: “Saúde Mental da População LGBTQIA+”, na Estação da Cidadania.
- 14h: Aulão de Dança, na Autênticos Estúdio de Dança (Av. Bernardino de Campos, 129 – Altos – Vila Belmiro).
- 19h: Show “Marcelo Quintanilha & Trio – EruDito – Chorinho no Aquário”, no Aquário de Santos (Av. Bartholomeu de Gusmão, s/nº – Ponta da Praia).
- 22h: Diversity Ball, no Vila do Teatro (Pr. dos Andradas, 35 – Centro).
08 de dezembro (domingo)
- 16h: Mostra de Cinema “Hoje é dia de curta”, no Cine Arte Posto 4 (Av. Vicente de Carvalho – Gonzaga).
- 19h: Baile na Fonte do Sapo, na Fonte do Sapo (Av. Bartholomeu de Gusmão, 83 – Aparecida).