A desativação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada, em Guarujá, tem gerado preocupações à administração municipal devido a episódios de depredação e ocupação irregular do espaço. Na tarde de domingo (1º), a Guarda Civil Municipal foi chamada ao local após a descoberta de uma fogueira dentro da estrutura.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou a situação, apagando o fogo que havia sido iniciado em lixo dentro do prédio. A corporação realizou o combate ao incêndio e o rescaldo, deixando o local em segurança. A Guarda Civil Municipal permaneceu no local após a ocorrência.
Em nota, a administração municipal informou que está conduzindo uma análise técnica detalhada para decidir o futuro do prédio, que está desativado. Entre as alternativas avaliadas está a possibilidade de reforma ou até a demolição e reconstrução total do espaço, com o objetivo de garantir a segurança e melhorar a utilização do local no futuro.
Entenda a situação da unidade
Desde julho deste ano, o atendimento da UPA Enseada está sendo realizado em novo endereço, na Rua Luiz Rodrigues Pedro, nº 267, no bairro Cidade Atlântica, nas dependências da Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá.
A Prefeitura ainda não definiu qual será o destino final do prédio, mas está tomando as medidas necessárias para resolver os problemas de segurança e uso do espaço. O futuro do local continua sendo avaliado pelas autoridades municipais.