fbpx

VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo

Search
Close this search box.

Santos cria selo para premiar empresas que contratam aprendizes

Iniciativa busca incentivar inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho
Foto/divulgação: CAMPS

Em Santos, o “Selo Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente Aprendiz” acaba de ser criado para reconhecer e premiar empresas que contratam jovens aprendizes e estagiários, com o objetivo de fomentar boas práticas de inclusão e capacitação profissional.

A certificação, publicada no Diário Oficial em 29 de novembro, será concedida às empresas que comprovarem a contratação de jovens com idade igual ou superior a 16 anos, sem exigência de número mínimo de contratações.

Para solicitar o selo, as empresas devem entrar em contato com o Departamento de Cidadania (Depacid) da Secretaria Municipal da Mulher, da Cidadania, da Diversidade e dos Direitos Humanos (Semulher), especificando em que categoria se enquadram.

Segundo Larissa Paz, titular da Semulher, o selo reforça o compromisso de Santos com a inclusão e o bem-estar dos jovens no mercado de trabalho. Ela destaca que a certificação se soma a outras iniciativas, como a de Acessibilidade e Diversidade, para promover o papel social das empresas.

“Sabemos que a busca pelo primeiro emprego é um grande desafio, e essa ação visa criar mais oportunidades e abrir portas para esses jovens em sua trajetória profissional”, afirmou Larissa.

Jovens contratados devem ter 16 anos ou mais – Foto/reprodução: Prefeitura de Santos

Como funciona?

Para solicitar o Selo “Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente Aprendiz”, as empresas interessadas devem enviar os seguintes documentos para o e-mail depacid@santos.sp.gov.br:

  • Cópia do CNPJ da empresa;
  • Certificado de regularidade na contratação de aprendizes, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Cópia do alvará de funcionamento da empresa em Santos;
  • Certidão negativa de condenações pela Justiça do Trabalho por práticas de trabalho escravo e/ou infantil.

Após a análise da documentação pela Coordenadoria Municipal da Infância e Juventude (Cojuv), e a aprovação do processo, a certificação será formalizada por meio de uma portaria da Semulher. O selo será entregue presencialmente pela equipe da secretaria ao estabelecimento.

Autor

Mais lidas

Enigma do Medo: O jogo indie brasileiro que arrecadou R$ 4 milhões lança hoje

Chegada de frente fria em todo estado de São Paulo

Criminosos invadem concessionária e roubam motos em São Vicente; Vídeo

Homem resiste à prisão e coloca fogo no próprio corpo em Santa Bárbara d’Oeste; Vídeo

Dupla é presa furtando ótica na área central de Americana

VEJA TAMBÉM