Neste início de fevereiro a cidade de Campinas bateu um novo recorde de casos confirmados de dengue. Só na última semana, houve uma crescente de 62%, segundo um balanço atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em janeiro, a cidade já havia batido o recorde de casos para o período, com 1.654 confirmações contra 1.428 em 2015, ano que havia apresentado os maiores números até então.
De acordo com a última análise divulgada, o número total de casos confirmados foi de 1.949, ainda sem registro de mortes. Para tentar combater as altas nos casos de dengue, a Prefeitura de Campinas vem atuando desde dezembro de 2023, com medidas protetivas intensificadas, como a realização de quatro mutirões que já visitaram 18,4 mil imóveis e que contou com a participação de agentes da Saúde, profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e de Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e EMDEC.
Segundo um alerta emitido pela Prefeitura, os bairros com maior incidência de casos são:
Jardim Eulina: 204 casos
Vila 31 de Março: 78 casos
Centro: 77 casos
Taquaral: 76 casos
Ainda de acordo com o painel, a região Noroeste, que abriga bairros como Satélite íris, lidera a incidência de casos por 100 mil habitantes e a Leste, região do Taquaral e Nova Campinas, o número de casos.