fbpx
Search
Close this search box.

Cidade segura: Bragança Paulista possui a 7ª menor taxa de homicídios do Brasil

De acordo com o secretário de segurança pública, esse resultado é reflexo dos investimentos

Bragança Paulista foi classificada como a 7ª cidade do Brasil com a menor taxa de homicídios entre os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência de 2022. Além disso, a cidade também ocupa a 7ª posição no ranking dos municípios mais seguros do Estado de São Paulo, conforme o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV).

De acordo com o secretário de segurança pública de Bragança Paulista, Dorival Bertin, esse resultado é reflexo dos investimentos em segurança. “Criamos em Bragança o GGI, ou seja, o Gabinete de Gestão Integrada, que une dez instituições: a Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, todas integradas”, declarou.

O sistema de monitoramento da cidade também auxilia nesses resultados. Com mais de 2.400 câmeras espalhadas, incluindo nas escolas municipais, que também possuem botões de emergência ligados diretamente ao sistema da GCM.

“Nós tínhamos um índice muito alto de furtos em escolas e conseguimos zerar esses furtos. São 75 escolas e conseguimos eliminar os furtos através desse trabalho conjunto de monitoramento e rondas escolares”, contou o secretário de segurança pública.

Segundo o prefeito do município, Amauri Sodré, as viaturas da Guarda Municipal transitam 24 horas pelas ruas, o que faz com que os moradores se sintam seguros. “Estamos organizando as festas natalinas, com os enfeites na Praça 9 de Julho, a locomotiva e o jardim público, para comemorarmos com segurança e receber visitantes de outros municípios”, afirmou.

Cidade da poesia completa 261 anos

Neste domingo (15), Bragança Paulista completou 261 anos de história e tradição, com muitos motivos para celebrar. Fundada em 1764, o município integra o Circuito Turístico entre Serras e Águas e é conhecido como “Cidade Poesia” ou “Capital Nacional da Linguiça”.

Com clima interiorano, belos cartões postais, e atrativos culturais e gastronômicos, Bragança tem se destacado em diversas áreas, tornando-se referência em segurança, educação, preservação ambiental e qualidade de vida.

Privilegiada por suas belezas naturais, Bragança se estabeleceu como Estância Climática e referência ambiental no estado de São Paulo, oferecendo aos turistas atrativos naturais e rurais. Entre seus cartões postais estão o Lago do Taboão, a Represa Jaguari, além de suas fazendas de produção, praças, jardins, como o Jardim Público, e dois museus: o Museu Municipal Oswaldo Russomano e o Museu do Telefone, que contam a história de seu povo e resgatam os valores históricos e culturais da região.

Além disso, a cidade recebe frequentemente grandes eventos que movimentam a economia e o turismo, como a Festa do Peão de Boiadeiro, o Festival Nordestino, o Festival de Inverno, o Natal Luz – que já está iluminando toda a cidade – e inúmeras atrações culturais, como shows, teatros e grandes apresentações, que acontecem durante todo o ano em locais como o Centro Cultural Jesus Adib Abi Chedid e a Casa de Cultura.

Autor

Mais lidas
Foto: Arquivo pessoal

Mulher tenta vender bebê por R$ 1,2 mil na orla de Praia Grande

Avenida Ruy Rodrigues em Campinas terá novos radares

Grave acidente na SP-055 em Peruíbe deixa duas pessoas mortas

Jovem de 21 anos desaparece após se afogar no mar em Praia Grande

Empresário é encontrado morto em Americana

VEJA TAMBÉM