*Do SBT News – Cido Coelho
Um avião da empresa aérea Azerbaijan Airlines, modelo Embraer 190, de fabricação brasileira, com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e 5 tripulantes, caiu na madrugada desta quarta-feira (25), na cidade de Aktau, no Cazaquistão.
De acordo com informações iniciais do Ministério das Situações de Emergência do Cazaquistão e com as agências de notícias russas, ao menos 32 sobreviveram, de acordo com a Procuradoria Geral do Azerbaijão.
De acordo com o próprio governo cazaque, 701 pessoas do serviço de proteção civil e 82 unidades de equipamentos estão mobilizadas na emergência.
O voo de prefixo J2-8243, que seguia de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny, capital da Chechenia, na Rússia, teria registrado uma falha nos sistemas de controle e apoio, o que motivou a tripulação a se preparar para uma aterrissagem de emergência, que não foi bem-sucedida.
A agência de notícias russa TASS compartilhou, nas redes sociais, o momento da queda do avião de fabricação brasileira.
A Azerbaijan Airlines publicou em suas redes sociais a confirmação do pouso de emergência e da queda do avião de passageiros de fabricação brasileira. Assim, a emrpesa aérea relata que em breve deve fornecer mais informações sobre o acidente.
Embraer lamentou o acidente
A Embraer, que lamentou o acidente e informou que a empresa está pronta para ajudar todas as autoridades sobre o ocorrido.
“Estamos tristes em saber do incidente ocorrido hoje nas proximidades de Aktau, Cazaquistão. Atualizações adicionais serão fornecidas assim que mais informações forem confirmadas e a Embraer estiver autorizada a divulgá-las. Estamos prontos para ajudar todas as autoridades relevantes. Nossos pensamentos e solidariedade estão com as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo acidente”.