O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, que morreu aos 100 anos neste domingo (29), visitou a cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo no ano de 1972. A visita do democrata fazia parte de uma missão empresarial para impulsionar investimentos entre o Brasil e a Geórgia.
Na época, Jimmy Carter era então governador do estado da Geórgia e se sentiu em casa na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, dizendo que os barbarenses falam como o povo da Geórgia. Carter foi 39º presidente dos Estados Unidos, entre 1977 e 1981.
Foi a primeira vez do político americano em solo brasileiro. Jimmy Carter foi ao “Cemitério dos Americanos”, construído no final do século 19 por imigrantes sulistas que se instalaram no Brasil após o fim da Guerra Civil entre os confederados do Sul e os unionistas liderados pelo presidente Abraham Lincoln.
Jimmy Cartar estava acompanhado da lado da futura primeira-dama dos Estados Unidos, Rosalynn Carter. Uma fotografia está guardada no acervo do Cedoc (Centro de Documentação Histórica) da Fundação Romi de Santa Bárbara d’Oeste. Veja a imagem abaixo:
Jimmy Carter visita “Cemitério dos Americanos” em Santa Bárbara d’Oeste
“Em 19 de abril de 1972, Jimmy Carter e a esposa, Rosalyn Carter visitaram o Cemitério dos Americanos. O então governador do Estado da Geórgia e a primeira dama, foram recepcionados pela Fraternidade de Descendência Americana, na figura do seu presidente, Dr. James Roderick Jones, sua esposa, Judith Jones e pelo prefeito Bráulio Pio. Fonte: Diário de Santa Bárbara, 28/04/1993”, descreve o Cedoc da Fundação Romi.
Causa da morte de Jimmy Carter
O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter recebia cuidados paliativos em sua residência, desde fevereiro do ano passado.
Porém, a causa oficial da morte ainda não foi divulgada. A Fundação Carter, criada pelo político em 1982, disse que haverá homenagens nas cidades de Atlanta e Washington, além de Plains, mas ainda não há informações sobre o funeral.