Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Lula sanciona lei que acaba com a volta do DPVAT em 2025

Seguro obrigatório para veículos, que chegou a ser rebatizado como SPVAT, não será cobrado no próximo ano
FOTO_SBT_NEWS_26_f484139891

Warley Júnior – SBT News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (31) a lei que revoga o retorno do seguro obrigatório para veículos, conhecido como DPVAT. Com a decisão, o seguro não será cobrado em 2025.

O DPVAT foi extinto em 2019, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2024, o Congresso aprovou, e Lula sancionou, a recriação do seguro sob o nome SPVAT, após articulação da equipe econômica para aumentar recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), à Previdência Social e a outras áreas afetadas pelos custos de acidentes de trânsito.

Na época em que o projeto foi aprovado pela Câmara, Bolsonaro utilizou seu perfil nas redes sociais (o antigo Twitter) para criticar a reformulação. No entanto, Bolsonaro cometeu um equívoco ao afirmar que Lula havia sancionado a medida, já que o texto ainda precisava passar por votação no Senado, onde poderia sofrer alterações.

Governadores de estados como Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e o Distrito Federal se posicionaram contra o novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), que estava previsto para entrar em vigor em 2025. A iniciativa, aprovada pelo Congresso, foi planejada como substituta do extinto DPVAT.

O que é o DPVAT?

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) foi criado em 1966 com o objetivo de amparar pedestres e motoristas envolvidos em acidentes de trânsito, além de apoiar financeiramente as famílias das vítimas.


Continua após a publicidade

Nas décadas seguintes, o DPVAT passou a oferecer uma cobertura mais ampla, incluindo despesas médicas e hospitalares. A mudança atendeu à crescente demanda por um seguro que minimizasse os impactos financeiros dos acidentes no trânsito brasileiro.

Com o aumento expressivo da frota de veículos ao longo dos anos, as necessidades do fundo também cresceram. Em 2006, o Brasil tinha mais de 45 milhões de veículos em circulação. Esse número subiu para cerca de 94 milhões em 2016 e, atualmente, chega a mais de 115 milhões.

Quando ainda era cobrado, o DPVAT tinha valores que variavam de R$ 16,21, no caso de carros de passeio e táxis, a R$ 84,58 para motocicletas. Em 2018, último ano de arrecadação, o seguro gerou R$ 4,6 bilhões, que foram destinados ao financiamento de ações do SUS, programas de educação no trânsito, além de indenizações.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais lidas
bike-santos-gratis (2)

Adolescentes confessam roubo a corrente de mulher que corria na orla de Santos

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho jennifer kalenberg unsplash

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho

Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

Crime é investigado como feminicídio seguido de suicídio (Foto: Celso Ricardo)

Jovem é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é investigado como feminicídio

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.