Os carnês de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) de Campinas já estão sendo impressos e a previsão é que comecem a ser distribuídos no início de janeiro. A novidade deste ano é que os pagamentos poderão ser feitos por Pix, a partir do QRCode impresso nas parcelas. Ao todo, serão distribuídos mais de 515 mil carnês.
As datas de vencimento também já foram definidas. Para os mais de 46 mil imóveis não-residenciais (comércio, indústria e serviços) a cota única e/ou primeira parcela vence em 24 de janeiro. No caso dos residenciais – cerca de 469 mil – o vencimento será em 10 de fevereiro.
Cada parcela do carnê de IPTU possui um QRCode único, e quando o aplicativo do banco fizer a leitura, aparecerá o nome da Prefeitura Municipal de Campinas. O QRCode permanecerá ativo até a data do vencimento da parcela ou até que ocorra a baixa do pagamento da mesma no sistema da Secretaria (caso seja efetuado o pagamento antes do vencimento).
Atualmente, o IPTU é a segunda maior fonte de receita do município, tendo ultrapassado até o ICMS. Em 2024 foram arrecadados mais de R$ 1,3 bilhão com o imposto, incluindo o pagamento de acordos de parcelamento. “Este é um imposto muito importante, que fica 100% para o município. Junto com outras fontes de receitas, o IPTU garante a manutenção dos serviços prestados pelo município”, disse Aurílio Caiado, secretário de Finanças.
Para 2025, o IPTU não teve aumento, apenas o reajuste de 4,6% da UFIC (Unidade Fiscal de Campinas), índice da inflação medido pelo INPC.
Descontos IPTU Campinas
O desconto para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista é de 5%; o imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas.
O desconto pode ser maior para quem for pagar à vista e tiver aderido ao IPTU Digital. Na modalidade digital do imposto, o desconto é de 1%, limitado a R$ 100,00.
É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única. As parcelas devem ser pagas na data de vencimento, para que não tenha incidência de juros e multas.
IPTU 2025
Vencimento: 24 de janeiro (imóveis não residenciais); 10 de fevereiro (imóveis residenciais)
Número total de carnês: 515 mil
Informações: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/financas/pagina/canais-de-atendimento