fbpx
Search
Close this search box.

Mais de mil afogamentos foram evitados na Baixada Santista, diz Corpo de Bombeiros

Levantamento compreende período de 1º de dezembro a 6 de janeiro

Durante o período de férias, o Corpo de Bombeiros de São Paulo intensificou a segurança nas praias do litoral paulista. Mais de 800 profissionais, entre militares e guarda-vidas, atuam com o auxílio de embarcações e aeronaves para orientar turistas, realizar primeiros socorros e evitar afogamentos. A operação já resultou no salvamento de 1.043 pessoas entre 1º de dezembro e 6 de janeiro.

O Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar) divulgou que o maior número de ocorrências foi registrado no dia 31 de dezembro, com 175 resgates. No primeiro dia do ano, outros 166 banhistas foram salvos. “Esses números demonstram a importância da atuação preventiva e do respeito às orientações de segurança”, destacou a capitão Karoline Burunsizian, chefe de comunicação do GBMar.

De acordo com a capitão, a maioria dos afogamentos está ligada ao comportamento dos próprios banhistas. “Não existe praia mais perigosa do que outra. Os incidentes acontecem porque muitos desrespeitam as placas que sinalizam áreas perigosas”, explicou. Em 2024, 90% das mortes por afogamento ocorreram em locais inadequados para banho.

Sinalização

As placas de sinalização alertam para riscos como correntes de retorno, que representam um perigo invisível. “É como se a água formasse uma esteira que te puxa para o fundo do mar”, explicou. Ela reforçou a necessidade de frequentar praias supervisionadas por guarda-vidas, treinados para identificar e sinalizar essas correntes.

Para facilitar a escolha, o Corpo de Bombeiros disponibiliza uma ferramenta on-line que mostra as praias com cobertura de guarda-vidas no litoral paulista. “Consultar essa informação antes de ir à praia pode garantir um passeio seguro para toda a família”, afirmou Burunsizian.

Além dos resgates, os guarda-vidas também localizaram 131 crianças que se perderam dos familiares nas praias durante o período analisado. Pulseiras de identificação com os dados dos responsáveis estão disponíveis gratuitamente. “Basta procurar um guarda-vidas para garantir mais segurança aos pequenos”, orientou.

Conscientização

O balanço de 2024 aponta que os bombeiros salvaram 3,7 mil pessoas em situações de afogamento. Jovens entre 11 e 30 anos representaram 47% das vítimas, enquanto 34,7% tinham entre 31 e 50 anos. Ainda assim, 108 mortes foram registradas no litoral paulista, a maioria nas praias do Guarujá.

“Esses dados nos mostram que há muito a ser feito em termos de conscientização”, destacou Burunsizian. O Corpo de Bombeiros continuará atuando para reduzir os riscos nas praias, mas reforça que a prevenção depende da colaboração de todos. “Respeitar as orientações e frequentar praias seguras é essencial para evitar tragédias.”

A presença de profissionais qualificados e o uso de ferramentas preventivas têm sido importantes para o trabalho dos bombeiros. A corporação segue empenhada em garantir um verão mais seguro para os banhistas no litoral paulista, com ações que salvam vidas e promovem a conscientização.

Prevenção

Para evitar afogamentos, os banhistas devem seguir algumas orientações. Frequentar praias com guarda-vidas, respeitar as placas de perigo, evitar o mar após consumir álcool e não ultrapassar a linha da cintura são atitudes fundamentais. “Quando passa dessa região, a pessoa perde a mobilidade”, alertou a capitão Karoline Burunsizian.

Outro ponto de atenção é o uso de objetos flutuantes, como pranchas ou boias, que podem dar uma falsa sensação de segurança. “Esses objetos são altamente contraindicados, pois não evitam afogamentos”, explicou. A orientação em casos de emergência é ligar para o número 193, sem tentar resgatar a vítima diretamente.

“Somente os guarda-vidas possuem treinamento técnico para realizar o salvamento com segurança”. As equipes utilizam equipamentos como nadadeiras, flutuadores, botes e motos aquáticas, além de contar com o apoio do helicóptero Águia. Em dezembro de 2024, o aparato auxiliou no resgate de quatro crianças em alto-mar.

Veja também:

Autor

Mais lidas

Jovem morre ao gravar vídeo em cima de moto em Americana

Colisão entre carro e carreta mata motorista e interdita Dom Pedro

Motociclista morre após bater contra árvore em Campinas

Bombeiro de folga salva bebê engasgado com a própria saliva em Praia Grande; Vídeo

Mítico, do podpah, tem vídeo íntimo vazado na internet

VEJA TAMBÉM