Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (9), o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins (MDB), recebeu em seu gabinete o prefeito de Monte Alegre do Sul, José Rafael Vezzan, acompanhado por uma comitiva de vereadores.
Durante a reunião, foram discutidas ações conjuntas nas áreas de segurança pública e saúde, fortalecendo a parceria entre os dois municípios do Circuito das Águas Paulista.
Entre as iniciativas, foi definido um convênio para implantação do monitoramento eletrônico por câmeras, conhecido como Muralha Digital. O sistema contará com 29 pontos de vigilância em Monte Alegre do Sul, integrados às mais de 400 câmeras já operadas pela Guarda Civil Municipal de Amparo. Para formalizar a parceria, um projeto de lei será enviado às Câmaras Municipais de ambas as cidades.
Fortalecimento da Santa Casa Anna Cintra
Outro tema abordado na reunião foi a regionalização da saúde, com foco na Santa Casa Anna Cintra, de Amparo, que já atende pacientes de diversas cidades da região.
O prefeito Carlos Alberto Martins destacou a importância de unir esforços para captar mais recursos estaduais e federais, garantindo a sustentabilidade do hospital.
“Nosso objetivo é fortalecer a região por meio da Santa Casa. A iniciativa do prefeito Rafa Vezzan e dos vereadores demonstra preocupação com a saúde regional, e juntos buscaremos mais investimentos para o hospital, beneficiando todos os municípios atendidos”, afirmou o prefeito de Amparo.
Atualmente, 40% do orçamento do hospital é destinado ao atendimento de pacientes de cidades vizinhas, como Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia e Águas de Lindóia. A Santa Casa foi municipalizada pela Prefeitura de Amparo, que assumiu uma dívida superior a R$ 40 milhões e, desde então, colocou as contas em dia.