Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Deportados dos EUA: brasileiros chegam algemados a Manaus e são resgatados pela FAB

11 mulheres, 62 homens e 6 crianças estavam a bordo, de acordo com governo do Amazonas
CC7BC8BF-EDC3-489F-A0AD-4F06B75A76AA

Um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Manaus, na noite de sexta-feira (24). Imagens divulgadas pela Agência Cenarium viralizaram ao mostrar os deportados desembarcando acorrentados da aeronave no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

A situação levou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a intervir, desautorizando o uso de correntes e algemas, afirmando que, “no Brasil, a liberdade é garantida e ninguém deve ser tratado dessa forma”.

“A dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, disse o ministro da Justiça.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também entrou em ação, autorizando o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar o grupo com mais segurança e dignidade.

‘Tratamento desumano’

O avião da FAB, um KC-30, pousou em Manaus na tarde deste sábado (25), trazendo profissionais de saúde para acompanhar os deportados durante o trajeto até Belo Horizonte.

A aeronave será responsável por transportar os brasileiros até o Aeroporto Internacional de Confins, onde devem seguir para seus destinos finais. A FAB ainda aguarda os trâmites necessários antes de liberar o voo para o próximo destino.

Os deportados, que relatam terem sido tratados de ‘forma desumana’ nos Estados Unidos, reagiram com emoção ao saber que seriam transportados sem algemas, e muitos choraram de alegria com a notícia.

Deportados

Entre os 79 deportados a bordo, estavam 11 mulheres, 62 homens e 6 crianças. Eles foram acolhidos pelo governo do Amazonas e pela Polícia Federal (PF), que ofereceram suporte imediato. A previsão é que o novo voo decolar às 16h deste sábado (25) rumo a Belo Horizonte.

A operação de deportação em massa foi anunciada pela administração do presidente dos EUA, Donald Trump, com foco em imigrantes ilegais, incluindo membros de gangues e indivíduos condenados por crimes graves.

Embora o voo com os brasileiros tenha sido parte desse processo, há incertezas quanto à gestão responsável pela detenção de alguns deportados, que podem ter sido presos durante a administração do ex-presidente, Joe Biden.


Continua após a publicidade

Problemas técnicos

O voo que chegou a Manaus estava originalmente com destino a Belo Horizonte, mas foi cancelado devido a problemas técnicos. A aeronave, que já havia decolado dos Estados Unidos, precisou fazer uma escala em Manaus, onde os deportados passaram a noite no aeroporto aguardando a resolução do problema.

A situação causou um princípio de tumulto, mas todos os deportados foram acomodados adequadamente até a chegada do novo voo. O governo brasileiro continua investigando as circunstâncias das deportações e as razões para a escolta com algemas.

Decisão de Trump

Questionado pelo SBT News, o Itamaraty afirmou se tratar de um acordo bilateral Brasil-EUA que existe desde 2017, na primeira gestão do republicano. O Ministério das Relações Exteriores também disse que esse é o segundo voo com brasileiros deportados neste ano — o primeiro aconteceu no início de janeiro, antes da posse de Trump.

Promessa de campanha do presidente dos EUA, a deportação em massa de imigrantes ilegais já começou. Segundo a secretária de imprensa do governo, Karoline Leavitt, 538 “imigrantes ilegais criminosos” foram presos desde a posse do republicano, na última segunda-feira (20).

A Casa Branca não divulgou uma lista dos nomes, mas afirmou que, entre eles, estão um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue venezuelana Tren de Aragua e “vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores”.

“A maior operação de deportação em massa da história está em pleno andamento”, escreveu. 

Autor

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );