fbpx
Search
Close this search box.

Deportados dos EUA: brasileiros chegam algemados a Manaus e são resgatados pela FAB

11 mulheres, 62 homens e 6 crianças estavam a bordo, de acordo com governo do Amazonas

Um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Manaus, na noite de sexta-feira (24). Imagens divulgadas pela Agência Cenarium viralizaram ao mostrar os deportados desembarcando acorrentados da aeronave no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

A situação levou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a intervir, desautorizando o uso de correntes e algemas, afirmando que, “no Brasil, a liberdade é garantida e ninguém deve ser tratado dessa forma”.

“A dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, disse o ministro da Justiça.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também entrou em ação, autorizando o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar o grupo com mais segurança e dignidade.

‘Tratamento desumano’

O avião da FAB, um KC-30, pousou em Manaus na tarde deste sábado (25), trazendo profissionais de saúde para acompanhar os deportados durante o trajeto até Belo Horizonte.

A aeronave será responsável por transportar os brasileiros até o Aeroporto Internacional de Confins, onde devem seguir para seus destinos finais. A FAB ainda aguarda os trâmites necessários antes de liberar o voo para o próximo destino.

Os deportados, que relatam terem sido tratados de ‘forma desumana’ nos Estados Unidos, reagiram com emoção ao saber que seriam transportados sem algemas, e muitos choraram de alegria com a notícia.

Deportados

Entre os 79 deportados a bordo, estavam 11 mulheres, 62 homens e 6 crianças. Eles foram acolhidos pelo governo do Amazonas e pela Polícia Federal (PF), que ofereceram suporte imediato. A previsão é que o novo voo decolar às 16h deste sábado (25) rumo a Belo Horizonte.

A operação de deportação em massa foi anunciada pela administração do presidente dos EUA, Donald Trump, com foco em imigrantes ilegais, incluindo membros de gangues e indivíduos condenados por crimes graves.

Embora o voo com os brasileiros tenha sido parte desse processo, há incertezas quanto à gestão responsável pela detenção de alguns deportados, que podem ter sido presos durante a administração do ex-presidente, Joe Biden.

Problemas técnicos

O voo que chegou a Manaus estava originalmente com destino a Belo Horizonte, mas foi cancelado devido a problemas técnicos. A aeronave, que já havia decolado dos Estados Unidos, precisou fazer uma escala em Manaus, onde os deportados passaram a noite no aeroporto aguardando a resolução do problema.

A situação causou um princípio de tumulto, mas todos os deportados foram acomodados adequadamente até a chegada do novo voo. O governo brasileiro continua investigando as circunstâncias das deportações e as razões para a escolta com algemas.

Decisão de Trump

Questionado pelo SBT News, o Itamaraty afirmou se tratar de um acordo bilateral Brasil-EUA que existe desde 2017, na primeira gestão do republicano. O Ministério das Relações Exteriores também disse que esse é o segundo voo com brasileiros deportados neste ano — o primeiro aconteceu no início de janeiro, antes da posse de Trump.

Promessa de campanha do presidente dos EUA, a deportação em massa de imigrantes ilegais já começou. Segundo a secretária de imprensa do governo, Karoline Leavitt, 538 “imigrantes ilegais criminosos” foram presos desde a posse do republicano, na última segunda-feira (20).

A Casa Branca não divulgou uma lista dos nomes, mas afirmou que, entre eles, estão um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue venezuelana Tren de Aragua e “vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores”.

“A maior operação de deportação em massa da história está em pleno andamento”, escreveu. 

Autor

Mais lidas

São Vicente comemora aniversário com programação especial

Champions League: Benfica x Barcelona ao vivo na VTV SBT

Santos comemora aniversário com uma série de eventos e show de Thiaguinho

PM é baleado em troca de tiros com criminosos no centro de Campinas; Vídeo

Mogi Guaçu: com 2 mil casos de dengue, prefeito Rodrigo Falsetti propõe aumento salarial de 19,2%

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.