Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Corpo de toninha preso a rede de pesca é encontrado em Praia Grande

Animal foi encontrado morto na última terça-feira, na faixa de areia da Aviação
VTV News - 2025-01-30T115821.611

A carcaça de uma toninha foi recolhida pelo Instituto Biopesca em avançado estado de decomposição na praia da Aviação, em Praia Grande, na tarde da última terça-feira (28). O animal, um macho adulto de nome científico Pontoporia blainvillei, estava preso a uma rede de pesca – o que pode significar uma ‘morte acidental’.

Os agentes foram acionados por volta das 17h30 para recolher a carcaça do animal, que pesava 15,4 kg e media 119,2 cm. Segundo o Instituto Biopesca, a toninha, por ser uma espécie costeira, é particularmente vulnerável às atividades humanas, como a pesca acidental e a poluição, que afetam diretamente seu habitat natural.

O Instituto Biopesca é uma das instituições responsáveis pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que avalia os impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural na região. O projeto também realiza o atendimento veterinário e necropsias de animais encontrados mortos.

‘Pontoporia blainvillei’; saiba mais sobre a toninha

A toninha é uma espécie de golfinho ameaçada de extinção, que habita águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina, com profundidades de até 30 metros. Sua distribuição ao longo do Brasil é descontínua, ocorrendo desde Itaúnas (ES) até o Golfo Nuevo (Argentina), com lacunas em várias regiões do litoral.


Continua após a publicidade

Com um porte pequeno, a toninha é facilmente identificada pelo seu longo e fino rostro, com mais de 200 dentes. Seus olhos são pequenos, e a nadadeira dorsal é pequena e retangular. Sua coloração varia entre tons de marrom, cinza e amarelo, podendo alcançar até 1,5 metros de comprimento no litoral de São Paulo.

Autor

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

IMG_9823

CEO do Santos faz duras críticas em coletiva: “Este clube parou no tempo”

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );