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Santos tem 58,2% dos carros elétricos e híbridos da Baixada Santista

Número de emplacamentos cresceu 64,8% na região em 2024

O mercado de veículos elétricos – como carros, ônibus e até bicicletas – tem apresentado um crescimento expressivo na Baixada Santista, com destaque para a cidade de Santos, que representa 58,2% das vendas de 2024 na região. Os dados refletem uma tendência nacional de adesão a tecnologias mais sustentáveis e são do gráfico “Geografia da Eletromobilidade”, produzido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Praia Grande e Guarujá, aparecem em seguida como importantes centros de consumo, com 15,3% e 10,3% do mercado regional, respectivamente, conforme o ABVE. São Vicente, com 4,9% de participação, segue consolidando sua posição como um dos polos emergentes. Outros municípios, como Bertioga (4,1%), Cubatão (2,5%) e Itanhaém (2,2%), embora representem menores fatias do mercado, também têm registrado avanços.

Confira o ranking de vendas de eletrificados na Baixada Santista

De acordo com o levantamento, a adesão aos veículos elétricos é, sim, crescente, e está impulsionada por fatores como o aumento da conscientização ambiental e a busca por soluções mais econômicas e eficientes. No último ano, entre as nove cidades da Baixada Santista, foram 1.213 unidades vendidas; 64,8% a mais que 2023.

CidadeNº de emplacamentos em 2024Nível de participação no mercado regional
Santos70658,2%
Praia Grande18515,3%
Guarujá12510,3%
São Vicente604,9%
Bertioga504,1%
Cubatão302,5%
Itanhaém272,2%
Peruíbe181,5%
Mongaguá121,0%

➡️ Emplacamento de carro é o processo de registrar o veículo no sistema do governo, colocando a placa com um número de identificação. Isso é necessário para que o carro possa circular legalmente.

Diferentes veículos

Os dados consideram como veículos eletrificados todas as tecnologias que envolvem algum tipo de eletrificação no mercado brasileiro. Isso inclui os veículos 100% elétricos (BEV), que funcionam apenas com energia elétrica, e os híbridos plug-in (PHEV), que podem ser carregados na tomada e têm motor a combustão como apoio.

Também entram na categoria os híbridos puros (HEV), que possuem motor elétrico e a combustão, mas sem a possibilidade de recarga externa. Outra categoria é a dos híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex), que funcionam tanto com combustível convencional quanto com eletricidade.

Além disso, são considerados eletrificados os micro-híbridos e mild hybrid (MHEV), que têm sistemas elétricos que ajudam a melhorar o desempenho, mas sem tração elétrica. São diferentes tecnologias e níveis de eletrificação, variando de modelos com dependência de eletricidade àqueles com apoio parcial de um motor.

Os dados consideram como veículos eletrificados todas as tecnologias disponíveis no mercado brasileiro – Foto: ABVE

Santos manteve a liderança no mercado regional de veículos elétricos, enquanto Guarujá teve maior porcentagem

Entre 2023 e 2024, Santos consolidou a liderança no mercado de veículos elétricos, ampliando a participação de 65,6% para 58,2%. Apesar de uma leve queda percentual, o volume de vendas passou de 483 unidades em 2023 para 706 em 2024. Praia Grande, porém, também registrou crescimento, aumentando de 85 unidades (11,5%) para 185 (15,3%) no período.

Guarujá e São Vicente também apresentaram avanços, embora em escalas distintas. Guarujá saltou de 56 unidades (7,6%) em 2023 para 125 unidades (10,3%) em 2024, o que representou um aumento de 123,21% no número de emplacamentos – o maior número na região. Já São Vicente registrou uma elevação mais modesta, passando de 41 unidades (5,6%) para 60 unidades (4,9%) no mesmo período.

Bertioga, Cubatão e Itanhaém também mostraram sinais de crescimento, mas de forma mais discreta. Bertioga aumentou de 28 unidades (3,8%) para 50 (4,1%), enquanto Cubatão e Itanhaém subiram de 16 (1,4%) e 10 (1,4%), respectivamente, para 30 (2,5%) e 27 (2,2%). Esses números indicam que, mesmo em menor escala, a conscientização e o acesso à eletromobilidade estão se expandindo em toda a região. Confira:

CidadeNº de emplacamentos em 2023Quanto cresceu em 2024?
Santos483+46,2%
Praia Grande85+117,65%
Guarujá56+123,21%
São Vicente41+46,34%
Bertioga28+78,57%
Itanhaém16+87,5%
Cubatão10+170%
Peruíbe9+100%
Mongaguá8+50%

Mercado mundial

Como você pôde ler anteriormente, vendas globais de veículos elétricos (VEs) estão crescendo, apesar dos desafios regionais. Em 2024, cerca de 17 milhões de unidades foram vendidas, e a previsão para 2025 é de um aumento de 20%, segundo a BloombergNEF. O crescimento, entretanto, é impulsionado pela redução de custos, maior variedade de modelos e expansão das estações de recarga.

Nos Estados Unidos, o avanço dos VEs enfrenta barreiras como altos custos e incertezas políticas. Embora fabricantes como Honda, Toyota e GM invistam bilhões em novas fábricas, o preço inicial de VEs ainda é alto, começando em torno de US$ 30 mil. As promessas do governo Trump de eliminar subsídios e impor tarifas podem dificultar a expansão do mercado, especialmente para modelos mais acessíveis, deixando os consumidores aguardando por alternativas mais viáveis.

Enquanto isso, na União Europeia, o cenário é mais ‘promissor’ graças a políticas rigorosas de emissões que exigem que montadoras reduzam a poluição de suas frotas em 15% até 2025. Fabricantes estão lançando modelos mais acessíveis, como o Volkswagen ID.2all e o Fiat Panda EV, com preços abaixo de US$ 30 mil. Apesar disso, as vendas ainda dependem de subsídios e incentivos locais, com destaque para a Alemanha, onde cortes de subsídios impactaram o mercado em 2023.

Já a China lidera o mercado global de VEs, com modelos acessíveis e de alta qualidade. Mais de 60% dos carros elétricos vendidos no país já são mais baratos que os a combustão, segundo a Agência Internacional de Energia. Embora barreiras comerciais dos EUA e da União Europeia possam afetar as exportações chinesas, as empresas do país continuam dominando o setor graças a décadas de investimentos estratégicos e políticas favoráveis.

Eletrificados no Brasil

A eletromobilidade no Brasil teve um ótimo desempenho em 2024, conforme avaliado pela revista MIT Technology Review, com um recorde de 177.358 veículos eletrificados emplacados, o que representa um aumento de 89% em relação a 2023, quando foram registrados 93.927. Só em dezembro, as vendas chegaram a 21.634 unidades.

No entanto, esses números incluem os 3.828 micro-híbridos lançados no último trimestre, que possuem bateria de 12 volts e não têm tração elétrica. Há uma discussão técnica sobre se esses veículos podem ser classificados como eletrificados, o que gera controvérsia.

Excluindo os micro-híbridos, o total de 2024 foi de 173.530 veículos eletrificados, superando as expectativas da ABVE com um crescimento de 85% em relação a 2023. Dezembro também foi um mês recorde, com 18.942 unidades vendidas, marcando o melhor desempenho desde o início da série histórica.

Ricardo Bastos, presidente da ABVE, destacou que 2024 foi um ano de grandes conquistas para a eletromobilidade, com crescimento sustentável e resultados expressivos. No entanto, ele ressaltou a importância de separar os micro-híbridos dos veículos que realmente têm impacto ambiental e trazem benefícios reais para os consumidores.

Confira o ranking de vendas de eletrificados no Brasil em 2024

Cidades Nº de emplacamentos em 2024
São Paulo (SP)24.435
Brasília (DF)16.061
Rio de Janeiro (RJ)7.864
Belo Horizonte (MG)6.226
Curitiba (PR)6.182
Salvador (BA)3.660
Campinas (SP)3.502
Porto Alegre (RS)3.438
Goiânia (GO)3.227
Fortaleza (CE)2.879

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