Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Chuva intensa causa alagamentos, deslizamentos e deixa mais de 80 pessoas desabrigadas em Guarujá

Segundo a Defesa Civil do Estado, os moradores receberam um alerta severo e dois alertas extremos
WhatsApp Image 2025-02-01 at 08.12.57 (1)

Uma chuva intensa de cerca de 110 mm, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, atingiu a cidade de Guarujá, no litoral paulista, na noite desta sexta-feira (31), levando a Prefeitura a decretar estado de atenção para alagamentos. A Defesa Civil Municipal registrou seis deslizamentos de terra, sem vítimas. Um dos deslizamentos ocorreu na Estrada Santa Cruz dos Navegantes, que ficou obstruída.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, cerca de 40 pessoas estão desabrigadas. Elas foram retiradas preventivamente de suas residências e alojadas em casas de parentes e amigos. Diante da previsão de continuidade das chuvas e do solo encharcado, a Prefeitura disponibilizou mais três escolas para servir de abrigos: a Escola Estadual Paulo Clemente Santini, no Jardim Praiano; a Escola Municipal Paulo Freire, na Vila Santa Clara; e a Escola Municipal Sérgio Pereira, onde cerca de 40 pessoas passaram a noite.

O prefeito do município, Farid Madi, publicou um vídeo nas redes sociais alertando para a possibilidade de novas chuvas nos próximos dias e reforçando a importância de os moradores ficarem atentos aos sinais de movimentação de terra, como o aparecimento de fendas, rachaduras nas paredes das casas e inclinação anormal de muros, postes ou árvores. Em caso de emergência, é fundamental sair de casa imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, que mantém plantão 24 horas para atender a população.

Equipes da Defesa Civil de São Paulo se deslocaram para o Guarujá ainda durante a madrugada deste sábado (1). O município receberá material de ajuda humanitária, contendo 550 itens, incluindo cestas básicas, colchões, cobertores, kits de higiene, kits de limpeza, além de lonas e fitas de isolamento.


Continua após a publicidade

Sirene de emergência é acionada em Guarujá durante alerta de chuva extrema

Nos últimos dias, o Guarujá, no litoral de São Paulo, tem enfrentado fortes chuvas que resultaram em diversos incidentes. Na noite de quarta-feira (29), a Defesa Civil Municipal registrou 11 ocorrências, incluindo três deslizamentos leves de terra nos morros da Vila Baiana e da Barreira do João Guarda.

Em resposta, a sirene de alerta localizada na Escola Municipal Sérgio Pereira foi acionada por volta das 22 horas, seguindo orientações da Defesa Civil do Estado. Os moradores atenderam prontamente ao chamado e se abrigaram temporariamente na unidade de ensino.

Felizmente, não houve incidentes graves.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );