fbpx
Search
Close this search box.

Sanasa inaugura o 20º reservatório do Plano Campinas 2030, no bairro Ponte Preta

Com mais essa obra, Campinas passa a ter capacidade total de reservação de 196 milhões de litros

O 20º reservatório do Plano Campinas 2030, que visa garantir a segurança hídrica de Campinas e preparar a cidade para as mudanças climáticas, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (4), no bairro Ponte Preta. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Dário Saadi, do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, e demais autoridades.

Construído em concreto armado, o novo reservatório tem capacidade para armazenar 6 milhões de litros de água potável, beneficiando 131.124 moradores dos seguintes bairros: Bonfim, Guanabara, Jardim Novo Botafogo, Botafogo, Taquaral, Vila Eduardo Lane, Vila Itapura, Vila Estanislau, Bosque, Jardim Primavera, Nova Campinas, Bueno de Miranda, Cambuí, Centro e Jardim Proença. O investimento para a obra foi de R$ 13.161.473,21.

O prefeito Dário Saadi destacou a importância de a cidade adotar ações como essa de segurança hídrica. “Nós avançamos não só na construção dos reservatórios, mas também na troca de 460 quilômetros de rede de água. Campinas hoje é uma das cidades que menos perdem água na distribuição. É importante termos um olhar para o futuro, quando teremos de enfrentar as consequências das mudanças do clima”, afirmou.

Os 20 novos reservatórios vão garantir mais 54 milhões de litros, aumentando a capacidade total de reservação para 196 milhões de litros, suficientes para 20 horas de consumo em casos de desastres ambientais ou falta de energia que impeça a captação nos rios que abastecem Campinas. Todos eles reforçam o abastecimento em mais de 350 bairros, beneficiando mais de 750 mil moradores. O investimento para a construção de todos foi de R$ 117,4 milhões.

Somando às obras de troca e implantação de novas redes, o município deu um salto no índice de abastecimento de água potável para a população. “Estamos alcançando o índice de 99,95% da cidade com abastecimento de água feito com regularidade e qualidade, como é a água da Sanasa”, comemorou o presidente Manuelito Magalhães Júnior.

Reservatório Sanasa no bairro Ponte Preta

O reservatório da Ponte Preta recebeu uma pintura especial assinada pelo artista plástico Rogério Pedro, que tem obras espalhadas pelo Brasil e em vários países. A Sanasa também revitalizou a praça ao lado. A quadra de basquete, a área de convívio com mesinhas e a academia com equipamentos para a terceira idade passaram por reformas. O piso recebeu pintura nova, incluindo o jogo de amarelinha para as crianças.

Autor

Mais lidas

Operação Impostores: polícia prende cinco na Baixada Santista; Vídeo

VÍDEO: chuva alaga ruas, avenidas e gramado da Ponte Preta em Campinas

DIG de Americana prende dois suspeitos de matar empresário de Hortolândia

Adolescente com autismo é encontrado morto abraçado à mãe em Santos

Bianca Censori aparece nua no Grammy ao lado de Kanye West

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.