Os primeiros ônibus intermunicipais da Baixada Santista com ar-condicionado começaram a circular em setembro do ano passado. A deputada estadual Solange Freitas (União) discutiu a questão com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), destacando a necessidade de melhorar o conforto dos passageiros. A medida foi apelidada de “fim da sauna móvel”.
Na última segunda-feira (3), Solange protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para exigir climatização em ônibus coletivos interurbanos em São Paulo. O texto prevê prazo de três anos para a adaptação e prioriza linhas com maior demanda e percurso mais extenso. Novos veículos deveriam ter ar-condicionado desde a compra.
O descumprimento da norma acarretaria penalidades como recolhimento dos veículos, multa de 30 salários mínimos (atualmente R$ 45.540,00) e exclusão de licitações de transporte coletivo. Segundo a deputada, a iniciativa visa melhorar o conforto e a salubridade para usuários e trabalhadores do setor.

Fim da ‘Sauna Móvel’
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), empresa gerenciadora da frota, afirma trabalhar para ampliar a frota de ônibus com ar-condicionado em todas as regiões que atende.
Segundo a empresa, 100 veículos com ar-condicionado beneficiam aproximadamente 45 mil passageiros diariamente. Confira as linhas:
Continua após a publicidade
- 942 – São Vicente (Humaitá) / Santos (Ponta da Praia)
- 928 – São Vicente (Humaitá) / Praia Grande (Terminal Rodoviário e Urbano Tude Bastos)
- 931 – Praia Grande (Jardim Samambaia) / Santos (Paquetá)
- 943 – São Vicente (Parque das Bandeiras Gleba II) / Santos (Ponta da Praia)
- 934EX1 – Praia Grande (Terminal Rodoviário e Urbano Tático Francisco Gomes da Silva) / Santos (Paquetá)
Além disso, a EMTU destaca que os VLTs e todos os ônibus seletivos das linhas 910 (Peruíbe-Santos), 921 (Itanhaém-Santos) e 929 (Bertioga-Guarujá) já são equipados com climatização.
Com mais de 60 linhas metropolitanas nos nove municípios da Baixada Santista, a EMTU transporta cerca de 200 mil passageiros diariamente. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal elétrico e sustentável, que conecta Santos e São Vicente, é outro destaque, com atendimento diário a cerca de 25 mil pessoas.