A Prefeitura do Município de Leme, recebeu do Ministério da Educação (MEC) o Selo Ouro de Alfabetização. Um emblema que atesta o empenho das gestões estaduais, municipais e distritais em assegurar o direito à alfabetização das crianças.
Em dezembro de 2024, a cidade de Leme conquistou o Selo, concedido pelo MEC, que é um reconhecimento dos esforços e iniciativas por parte das Secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.
“Estamos recebendo o Selo Ouro, que foi conquistado em dezembro de 2024. Esta é uma cerimônia simbólica que registra o compromisso de nossa cidade com a educação. Conseguimos atender aos critérios definidos pelo MEC e atingimos a pontuação necessária para ganharmos o Selo Ouro”, salientou o Prefeito Claudemir Borges.
Sobre o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização do MEC
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa foi lançada por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024.
O que foi avaliado?
- Colaboração entre os entes federativos (Estados, Municípios e Distrito Federal);
- Institucionalização e implementação da política de alfabetização;
- Implementação das ações de formação de professores e gestores;
- Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
Continua após a publicidade
Como foi avaliado?
As secretarias de educação que atenderem aos pré-requisitos são avaliadas e pontuadas, podendo atingir até 100 pontos.
Com base na pontuação, será considerado o recebimento do selo, que está dividido em três categorias:
- Bronze - para pontuações entre 45 e 64 pontos;
- Prata – para pontuações entre 65 e 84 pontos;
- Ouro – para pontuações entre 85 e 100 pontos.
“A cidade de Leme atendeu aos requisitos avaliados pelo MEC e teve o reconhecimento por seus esforços na alfabetização. Ações como materiais de apoio e formação de professores foram realizadas para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Esse reconhecimento destaca o trabalho da comunidade escolar, da Secretaria de Educação e da administração pública” destacou o Secretário de Educação, Guilherme Schwenger Neto.