Foto: Governo do Estado
A travessia de ferry-boat entre Bertioga e Guarujá recebeu um reforço com a chegada da embarcação Rainha dos Valadares, na quarta-feira (12). A nova balsa tem capacidade para transportar 27 veículos e 100 passageiros, seguindo o padrão das embarcações já utilizadas no trajeto.
Com a adição, o sistema passa a contar com três embarcações em operação. Além da nova aquisição, estão em uso a FB-MF09, que transporta 25 veículos e 165 passageiros, e a FB-MF25, com capacidade para 32 veículos e 171 passageiros. Juntas, elas aumentam a capacidade total para 84 veículos e 436 passageiros simultaneamente.
Denis Gerage Amorim, subsecretário de Logística e Transportes de São Paulo, destacou o impacto positivo dessa ampliação. “Nosso compromisso é garantir um serviço mais eficiente e seguro, especialmente em períodos de alta demanda. A nova embarcação melhora o fluxo e oferece mais conforto para motoristas e pedestres”.
Investimento
O Governo do Estado investiu em melhorias nas travessias, incluindo reformas e novas estruturas. Em Santos, foram entregues o Flutuante DH-IV, com capacidade para operações simultâneas, e a modernização da estação Vicente de Carvalho, totalizando R$ 14,8 milhões em investimentos.
Em Ariri, foi concluída a construção do Flutuante DH-III, com aporte de R$ 4,2 milhões, enquanto as obras da estação da Praça da República seguem em andamento. Na travessia São Sebastião/Ilhabela, a reforma dos flutuantes nas duas cidades recebeu R$ 13,8 milhões.
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Para melhorar a organização, R$ 6,9 milhões foram aplicados no projeto Gestão de Apoio ao Trânsito, com agentes para gerenciar filas e orientar usuários. Adicionalmente, uma empresa foi contratada para fiscalizar caminhões em São Sebastião/Ilhabela, com um investimento de R$ 4,5 milhões.
Operação Verão nas travessias
A Operação Verão 2024-2025 começou em 15 de dezembro para reforçar qualidade e eficiência nas travessias litorâneas de São Paulo. Uma das novidades é a modernização do sistema Cananeia/Ilha Comprida, que recebeu a balsa FB-05 e um serviço de gestão de filas.
Com investimento de R$ 6,9 milhões, a iniciativa organiza o acesso aos embarques e combate práticas irregulares, como “furões de fila”, promovendo maior fluidez e respeito. Na última edição, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, o sistema transportou cerca de 2,9 milhões de veículos e 1,2 milhão de pedestres.
As travessias abrangem oito rotas no litoral paulista, como Santos/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela e Cananeia/Continente.