Search
Close this search box.

Valinhos recebe a Floresta Unimed

A Área de Proteção Ambiental (APA) da cidade foi enriquecida com o plantio de 1.000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica
Floresta Unimed em Valinhos

O Projeto Floresta Unimed expandiu no início de 2025. Na sexta-feira (14), um espaço na Área de Proteção Ambiental (APA) de Valinhos recebeu o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas. O objetivo age como parte das iniciativas da Unimed Campinas em sustentabilidade socioambiental.

O plantio simbólico contou com a participação de 37 funcionários da Unimed Campinas. Eles foram selecionados por sorteio, elevando para 4.500 o número de mudas plantadas desde 2021, ano em que a floresta foi criada.

Floresta Unimed Valinhos cresceu como projeto

O novo local escolhido para a Floresta Unimed, na APA de Valinhos, acomoda as 1.000 mudas e futuros plantios, facilitando a estruturação de corredores ecológicos, essenciais para a proteção da biodiversidade na Região Metropolitana de Campinas (RMC), originalmente coberta por Mata Atlântica. Essa APA está situada na divisa entre Campinas e Valinhos, às margens da Rodovia Dom Pedro I e próximo do Condomínio Gramado.

Elaborado com a supervisão da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, o Projeto Floresta Unimed em Valinhos tem dupla finalidade. Primeiramente, contribuir para o enfrentamento das mudanças climáticas, que estão provocando eventos extremos em todas as partes do planeta. Pelo processo de fotossíntese, o plantio de árvores nativas contribui com o sequestro de carbono lançado na atmosfera.

Além disso, ao plantar árvores nativas típicas da Mata Atlântica, o projeto visa também proteger a biodiversidade, ameaçada pelo avanço da urbanização, desmatamentos e outros fatores.

O diretor comercial, Dr. José Windsor Ângelo Rosa, reiterou a importância dessa ação, especialmente no contexto atual em que o meio ambiente é frequentemente negligenciado e acordos internacionais são desrespeitados. “As empresas e nós, como indivíduos, devemos assumir posições firmes para evitar que a indiferença prevaleça sobre nossa obrigação com o planeta”, destacou.

Essa iniciativa da Unimed Campinas se alinha com os esforços realizados na RMC para enfrentar as mudanças climáticas, como parte da preparação para a COP-30, a ser realizada em novembro, em Belém (PA).
Em 21 de janeiro, a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Campinas aprovou propostas alinhadas com as ações da Unimed Campinas. Uma das ações prioritárias é o incentivo à recomposição de matas nativas na RMC, objetivo do Projeto Floresta Unimed Campinas.


Continua após a publicidade

Primeira vez

A maioria dos colaboradores da Unimed que estiveram no plantio simbólico realizado na última sexta-feira nunca havia plantado uma árvore anteriormente. Isso inclui Andréa Inácio dos Santos, que atua há dois anos na área de Gestão de Risco em Saúde (GRS), e a técnica de enfermagem Viviane de Oliveira dos Santos.

Andrea se candidatou ao plantio pois está em busca de propósitos em suas ações.

“Ao tomar conhecimento desta ação, imediatamente me candidatei e fiquei muito satisfeita por ter sido selecionada”, comentou, explicando que possui 25 anos de experiência na área da saúde, mas nunca trabalhou em uma empresa tão comprometida com sustentabilidade e questões sociais e ambientais.

Viviane, por sua vez, mencionou que desde o nascimento de seus filhos passou a refletir mais sobre o meio ambiente e o futuro do planeta, decidindo então participar do plantio. “Fiquei extremamente feliz em fazer parte dessa iniciativa. No futuro, pretendo voltar para acompanhar o crescimento da muda que plantei. Sinto muito orgulho em contribuir para um futuro melhor”, declarou.

Mais lidas

Funcionário de concessionária que bateu Ferrari em Campinas disse não se lembrar do que aconteceu

Homem é assassinado com 20 tiros em Rio Claro

Suspeito morre em troca de tiros com a polícia durante cumprimento de mandado em Indaiatuba

Peruíbe comemora 66 anos com show de Alexandre Pires; confira programação completa

Testemunha diz que comerciante ajudou jovem a matar melhor amiga em Limeira

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.