Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Tratamento contra fibromialgia é oferecido em Santos

fevereiro-roxo

A Cidade de Santos, neste mês de campanha do Fevereiro Roxo, reforça a conscientização sobre o tratamento da fibromialgia, além do Alzheimer e do Lupus. A fibromialgia, que atinge de 2% a 3% dos brasileiros, é uma condição que não tem cura, causa dores e desgasta o paciente.

Em Santos, uma equipe multidisciplinar na Seção de Recuperação e Fisioterapia (Serfis), formada por psicólogos, fisioterapeutas, reumatologistas, psiquiatras, nutricionistas e educadores físicos, é responsável por proporcionar ao paciente alguns mecanismos para efetuar um tratamento contra a fibromialgia.

Fibromialgia possui tratamento

Apesar de não ter cura, a doença possui um tratamento que busca minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. A rede de Saúde de Santos oferece uma série de intervenções terapêuticas aos pacientes com fibromialgia. Elas são: fisioterapia, psicoterapia, atividade física, tratamento psiquiátrico (para quadros de ansiedade e depressão), aplicação de laser, acupuntura e acompanhamento com nutricionista.

O primeiro atendimento é feito pelo médico da policlínica, que encaminha o paciente para o especialista, geralmente reumatologista, responsável pela hipótese diagnóstica. Além do tratamento com analgésicos, o especialista encaminha o paciente para sessões de fisioterapia.

Na Seção de Recuperação e Fisioterapia (Serfis), o paciente passa por avaliação fisioterápica e psicológica, com o intuito de confirmação do diagnóstico. Uma vez confirmados os critérios estabelecidos para a identificação da doença, a pessoa é inserida em um grupo de tratamento, de acordo com a necessidade. Além disso, ela também pode ser encaminhada a outros serviços como os Caps, onde manterá rotina de tratamento paralela à estabelecida pela Serfis.

Fibromialgia é uma doença de patologia psicossomática

Durante uma palestra em alusão ao Fevereiro Roxo, realizada na Câmara, o psicólogo Fábio Serrão Franco, da Serfis, explicou que a doença é uma patologia psicossomática (que tem influência ou natureza emocional) de natureza inflamatória, que atinge principalmente músculos, tendões e articulações.

“Embora seja de origem desconhecida, é possível notar um padrão. De modo geral, as pessoas que apresentam a doença passaram por alguma situação de estresse ou por uma ameaça iminente que é vivenciada constantemente”.

“Existe um instinto animal, que os humanos também possuem, de luta ou fuga ao sentir uma ameaça. Na maioria das pessoas que vivem com fibromialgia, nenhuma das duas ações podem ser realizadas. Ocorre uma paralisação total causada pelo medo que gera uma inflamação geral no corpo”, completa o psicólogo.


Continua após a publicidade

O que é a fibromialgia e qual seu tratamento?

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dores generalizadas, acompanhadas de sintomas como fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e problemas de memória. Apesar de ser uma condição reconhecida, ainda existe um grande desafio relacionado à sua compreensão e diagnóstico. O motivo se dá pelo fatos dos sintomas poderem variar significativamente entre os indivíduos. Acredita-se que fatores genéticos, ambientais e emocionais possam influenciar no surgimento da doença, embora suas causas exatas permaneçam em discussão na comunidade médica.

Quais os sintomas?

Fadiga intensa: Muitas vezes, a sensação de cansaço extremo impede a realização de atividades cotidianas.

Distúrbios do sono: A insônia ou a má qualidade do sono contribuem para o agravamento dos sintomas.

Problemas cognitivos: Dificuldades de concentração e lapsos de memória.

Sintomas emocionais: Ansiedade e depressão podem acompanhar a doença, aumentando o impacto na saúde mental e emocional dos pacientes.

Autor

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );