Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Vídeo mostra navio petroleiro colidindo com píer no Porto de Santos

Impacto atingiu três navios da Marinha e um oficial ficou levemente ferido
Design sem nome (25)

Imagens registraram o momento em que o navio petroleiro Olavo Bilac colidiu com o píer da Marinha do Brasil no Porto de Santos, na Baixada Santista, na noite de quarta-feira (12). O acidente aconteceu por volta das 23h20, quando a embarcação enfrentou problemas no leme durante uma manobra, perdendo o controle.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a colisão causou danos visíveis às estruturas do píer, essenciais para a atracação das embarcações. O impacto atingiu também três navios da Marinha: o Guajará, Guaporé e Maracanã, que estavam atracados no local.

Embora o incidente tenha gerado danos materiais, a Marinha afirmou que os navios não tiveram sua flutuabilidade comprometida, evitando um desastre maior. O Olavo Bilac, carregado com 50 mil toneladas de óleo combustível, foi estabilizado por rebocadores logo após a colisão.

Problema no leme da embarcação causou colisão

Segundo a Transpetro, responsável pelo atracadouro afetado, o acidente foi provocado por um travamento no leme do navio, que dificultou sua manobra e provocou a batida. A empresa também destacou que não houve vazamento de carga, o que impediu um possível desastre ambiental no local.

Após o impacto, a Marinha do Brasil informou que os danos aos navios da instituição não afetaram suas operações ou segurança. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) abriu um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (Ifan), que será responsável por investigar as causas da colisão.


Continua após a publicidade

Com o início da investigação, o navio Olavo Bilac permaneceu retido no Porto de Santos até que a apuração fosse concluída. A embarcação foi remanejada para o cais da Alemoa 1, com o apoio de rebocadores. Um oficial sofreu escoriações leves na perna e foi conduzido para a Santa Casa de Santos, mas recebeu alta.

Batida aconteceu durante uma manobra, quando o navio enfrentou problemas no leme – Reprodução: Marine Traffic

O navio

Com 249 metros de comprimento e capacidade para 114 mil toneladas de porte bruto (TPB), o Olavo Bilac integra a frota de navios tanque da Transpetro. Ele, porém, é um dos três homenageados com nomes de poetas brasileiros, ao lado de Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade.

Imagens do site Marine Traffic – que rastreia o percurso de embarcações – mostram o momento em que o navio perdeu o controle, interrompendo sua rota para Angra dos Reis (RJ). Além disso, a embarcação ficou próxima ao píer da Marinha antes de ser estabilizada por rebocadores.

Autor

Mais lidas
Dia da Terra Bhautik Patel Unsplash

Saiba o motivo de hoje ser o Dia Internacional da Mãe Terra

homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.