Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

No Dia Mundial da Água, SANASA reitera empenho na preservação

O Dia Mundial da Água será celebrado no próximo sábado (22)
Dia Mundial da Água Engin Akyurt Unsplash

Criado pela Organização das Nações Unidas em 1992 para reiterar a necessidade e a urgência de manter e preservar a água, o Dia Mundial da Água, será celebrado no próximo sábado (22). Na Região Metropolitana de Campinas, este trabalho fica a cargo da SANASA, que já atua no saneamento ao longo de décadas por meio de 19 estações de tratamento de esgoto e centenas de equipes.

Criada pela ONU, a data conta com a Declaração Universal dos Direitos da Água como um ‘norte’. O documento, que também foi divulgado pela primeira vez em 1992, defende a água como ‘parte do patrimônio do planeta’ e a considera como a ‘seiva’ da Terra.

“A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social”, afirma a Declaração. Responsável por esta gestão em Campinas e Região, a SANASA está comprometida com a Agenda 2030 das Nações Unidas através do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS6, Água e Saneamento para Todos.

Atualmente, a empresa faz parte da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas, ao United Nations Global Compact CEO Water Mandate, à Global Reporting Initiative – GRI e Instituto Ethos.

“Através dessas organizações a companhia reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente”, afirma a instituição por meio deste portal.

Dia Mundial da Água relembra diferenças

Com pouco menos de 1% da água do mundo própria para consumo, a ONU destaca que essa pouca quantidade não é distribuída de forma igual. Por este motivo, há empenho de todo o mundo em tratar água e evitar desperdício e poluição de córregos.


Continua após a publicidade

Pensando nisso, a SANASA se tornou a primeira empresa municipal de saneamento do país a utilizar membranas de ultrafiltração. São duas estações que utilizam essa tecnologia, as Estações de Produção de Água de Reuso EPAR CAPIVARI II e EPAR BOA VISTA, que produzem uma água de reuso com grau de qualidade de 99%.

Com a conclusão da EPAR BOA VISTA, Campinas atingiu a capacidade instalada para tratar 100% do esgoto, fazendo da cidade a primeira com mais de quinhentos mil habitantes a atingir esta capacidade.

SANASA tem 50 anos de atuação

Fundada em 28 de agosto de 1974, a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (SANASA) se trata de uma sociedade de economia mista que tem o governo municipal como acionista majoritário. A instituição está comprometida com a Agenda 2030 das Nações Unidas através do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS6, Água e Saneamento para Todos.

Os índices de saneamento básico da cidade colocam a SANASA entre as grandes empresas do País. Atualmente, a instituição atende 99,95% da população com água potável encanada, coleta e afasta o esgoto de 97,10% da população e trata 94% do esgoto da cidade.

Mais lidas
BYD em Jundiai (Foto: Divulgação / SECOM)

BYD apresenta estudo para implantação do SkyShuttle em Jundiaí, diz prefeitura

IMG_0278

Dorival Júnior é anunciado oficialmente como novo técnico do Corinthians! Saiba os detalhes

Internazionale Barcelona Inter site oficial

Saiba onde assistir Barcelona x Inter pela Champions League

Bahia Copa do Brasil Rafael Rodrigues EC Bahia

Saiba onde assistir Paysandu x Bahia pela Copa do Brasil

célia leão deputada secretaria raphael montanaro

Cadeirante, secretária de Valinhos é retirada de voo por estar com uma almofada

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.