Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Prevenção na estrada: motoclubes participam de treinamento de primeiro socorros

A ação incluiu o aprendizado de aplicação de torniquete, preenchimento de ferimentos e bandagem
treinamento primeiro socorros

Cerca de 30 motociclistas membros de trezes motoclubes participaram de um treinamento de prevenção e primeiros socorros, promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com a PUC-Campinas, em encontro realizado na instituição, no Jardim Ipaussurama, no último sábado (22).

A reunião de treinamento aconteceu das 7h30 às 13h e contou com três momentos que podem envolver um possível acidente. O primeiro deles, a prevenção. No caso de uma ocorrência de um sinistro (acidente), são necessários outros dois momentos: a manutenção da segurança no local e o socorro às vítimas.

Os participantes do treinamento de primeiros socorros assistiram a uma palestra sobre fatores de risco, cuidados e escolhas seguras no trânsito, ministradas por agentes da mobilidade urbana da Emdec, que também ensinaram sobre como manter a segurança no local do ocorrido.

“A experiência de hoje vai servir de base para um treinamento que estamos planejando para Agentes da Mobilidade Urbana. É de grande relevância que nossos agentes, que muitas vezes são os primeiros a chegar no local do sinistro, possam agir de maneira eficiente. Essa pode ser a diferença entre a vida e a morte”, afirmou a gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana, da Emdec, Débora Damasco.

Depois os motociclistas passaram por uma aula conceitual de primeiros socorros com o professor doutor Joaquim Simões Neto e aplicaram as técnicas em aula prática, com estudantes de Medicina da PUC. A ação incluiu o aprendizado de aplicação de torniquete, preenchimento de ferimentos e bandagem.

No final do encontro todos receberam um certificado de participação no treinamento.


Continua após a publicidade

Autor

  • Rayssa de Souza

    Estudante de Jornalismo com previsão de conclusão do curso em 2026. Atualmente, desenvolve iniciação científica na área de comunicação e direitos humanos, com ênfase na violência contra jornalistas brasileiros durante o governo Bolsonaro. Como estagiária no portal, alia o aprendizado acadêmico à prática do jornalismo digital, sempre com olhar atento para temas sociais e de relevância pública.

VEJA TAMBÉM

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Neymar celebra estreia na Copa e cobra Ancelotti: ‘Quero jogar mais minutos’

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Ancelotti elogia estreia de Neymar na Copa: ‘Acho que jogou bem’

Michelle Bolsonaro expõe racha familiar em vídeo e critica PL

‘Fui humilhada’, diz Michelle Bolsonaro ao relatar ataque de Flávio e racha política

Foto: Rafael Ribeiro /CBF

Vini Jr. faz dois, Neymar volta, Brasil vence e se classifica para o mata-mata da Copa

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.