Você já se perguntou se age mais como um millennial, mesmo tendo nascido nos anos 2000? Ou se sua mentalidade está mais alinhada à geração X, apesar de ter crescido antes da era digital? A cada nova década, o mundo se transforma e surgem gerações com comportamentos e valores distintos.
De acordo com especialistas, cada grupo carrega marcas do período histórico e tecnológico em que cresceu. Mas, afinal, a qual geração você pertence? A seguir, o VTV News explica — e te convida a descobrir mais sobre o seu próprio perfil geracional!
Atualmente, sete gerações habitam o planeta, desde a mais “silenciosa”, formada por aqueles nascidos entre 1930 e 1949, até a emergente geração beta, prevista para começar neste 2025.
Cada uma delas tem um jeito único de enxergar o mundo, de se comunicar e até mesmo de consumir informação (afinal, enquanto alguns ainda folheiam jornais impressos no café da manhã, outros preferem vídeos curtos e notícias em tempo real nas redes sociais).

Baby boomers
Os baby boomers (1946-1964) cresceram no pós-guerra e valorizam a estabilidade financeira e o trabalho árduo. Muitos construíram carreiras sólidas e veem a aquisição de bens como um sinal de sucesso.
Essa geração testemunhou momentos históricos marcantes, como a chegada do homem à Lua e os movimentos pelos direitos civis. Apesar de terem se adaptado às tecnologias modernas, ainda preferem interações presenciais e um mundo menos acelerado do que o digital frenético das gerações mais novas.

Geração X
Já a geração X (1965-1980) é pragmática e independente, equilibrando a transição entre o mundo analógico e digital. Cresceram com telefones fixos, fitas cassete e TVs de tubo, mas viram a internet nascer e se adaptar a ela.
Foram pioneiros no uso de computadores pessoais e valorizam a estabilidade profissional, muitas vezes priorizando carreiras sólidas em grandes empresas.
Por serem conhecidos como “imigrantes digitais”, aprenderam a lidar com a tecnologia na fase adulta, mas ainda preferem e-mails a mensagens instantâneas e redes sociais.

Millenials
Os millennials (1981-1996) são a primeira geração verdadeiramente conectada, com forte inclinação para inovação e causas sociais. Valorizam flexibilidade no trabalho e buscam propósito profissional. Cresceram no auge da globalização e acompanharam a transição da internet discada para os smartphones.
São multitarefas, acostumados a aprender de forma autodidata e a compartilhar suas vidas nas redes sociais. Apesar de serem criticados por questionarem hierarquias tradicionais, redefiniram o conceito de sucesso, priorizando experiências, bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
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Geração Z
Por outro lado, a geração Z (1997-2010) cresceu imersa na internet e prioriza autenticidade, transparência e aprendizado digital. É marcada pelo domínio das novas tecnologias, muitas vezes distante de relações interpessoais profundas, porém, são curiosos, ágeis e adaptáveis ao ritmo acelerado do mundo digital.
Aém disso, são idealistas, focados na qualidade de vida e na realização pessoal. Valorizam o estudo, buscam empreendedorismo e trabalhos alinhados a seus hobbies. Práticos, autodidatas e realistas, usam a tecnologia para planejar, prever e solucionar problemas de forma eficiente.

Geração Alfa
A geração alfa, composta por nascidos a partir de 2010, cresce em um contexto de avanços tecnológicos rápidos e novas estruturas familiares, com muitos filhos únicos e pais mais velhos. Hiperconectados, independentes e curiosos, enfrentam desafios como impaciência e dificuldade de concentração, enquanto se adaptam a tecnologias imersivas, robôs e redes sociais infantis.
Para esses jovens, o mundo físico e digital se funde naturalmente, e a diversidade é encarada com maior aceitação. A educação, para seus pais, também abrangem diálogo, orientação e desenvolvimento, em meio ao desafio de criar crianças já familiarizadas com respostas instantâneas.

Beta: nascidos em 2025 já fazem parte de nova geração
Em 2025, nasce a Geração Beta (2025-2039), a primeira a crescer em um mundo onde a tecnologia, a inteligência artificial e a sustentabilidade não são apenas tendências, mas partes essenciais da vida cotidiana.
Conforme observado por especialistas, essas crianças já estão imersas em inovações que moldarão suas escolhas, interações e até identidades, criando uma geração adaptada à era digital de maneira profunda e natural.
Profissionais falam de um mundo em que a inteligência artificial deixa de ser assunto do futuro, e se torna rotineiro para essas crianças desde os primeiros passos. O aprendizado, por exemplo, será moldado por algoritmos inteligentes, que adaptarão métodos e conteúdos para otimizar o desenvolvimento de cada um.
Por que as pessoas são divididas nesses grupos?
Essas divisões ajudam a entender as mudanças e os padrões de comportamento, além de facilitar a análise de como as diferentes gerações interagem com o mundo e como elas são influenciadas por eventos históricos.
Profissionais de áreas como sociologia, psicologia e marketing utilizam as divisões geracionais para estudar o comportamento das pessoas. Isso é útil, por exemplo, para compreender tendências de consumo, valores predominantes ou as questões que mais importam para cada grupo.