Campinas tem linha de ônibus que paga pedágio tanto na ida quanto na volta. Trata-se da 352, que liga o Centro da cidade ao bairro Bananal, e passa pelo pedágio da Rodovia Campinas-Mogi (SP-340), um dos mais caros da região, no valor de R$ 16,50. A informação foi confirmada pela Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pela operação do transporte público no município.
Roteiro extenso e apenas um veículo na frota
Campinas tem linha de ônibus que paga pedágio
A linha 352, que conta apenas com um ônibus na frota, segundo o site da Emdec, sai do Terminal Mercado e percorre importantes vias da cidade, como as avenidas Moraes Salles, Anchieta – onde está localizada a Prefeitura de Campinas – e Barão de Itapura. O trajeto cruza também o viaduto da Praça Arautos da Paz, na região do Taquaral, passa pela sede da CPFL e pela Cidade Judiciária, até acessar a SP-340.
Já na movimentada rodovia, o ônibus passa próximo ao Alphaville e Jardim Miriam, antes de cruzar a praça de pedágio no sentido Jaguariúna. Poucos quilômetros depois, acessa o bairro Bananal, um dos mais distantes da região central e considerado parte da zona rural de Campinas.
Continua após a publicidade
Um dos bairros mais distantes do Centro
Localizado praticamente na divisa com Jaguariúna, o bairro Bananal é um dos últimos de Campinas. Por isso, é uma das regiões mais afastadas a contar com atendimento direto de linha municipal — e com custo elevado de operação. A Emdec não detalhou se há reembolso ou desconto da tarifa para a concessionária, considerando que o custo com pedágio é diário e recorrente.