Em apenas três dias do inicio da campanha de vacinação contra a gripe, a cidade de Mogi Guaçu realizou a aplicação de 2.769 doses. A vacinação continua nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h e das 13h às 15h30.
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para garantir a proteção contra cepas mais recentes em circulação no Brasil. A estratégia do Ministério da Saúde neste ano é oferecer a imunização para todos os públicos, porém, para três deles as doses entraram na rotina do Calendário Nacional de Vacinação: crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos a partir de 60 anos de idade.
Até o momento foram vacinados 2.212 idosos, 137 crianças, 72 gestantes e outras 348 pessoas dos grupos especiais. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto e carteira de vacinação, no caso de crianças. Depois da imunização, o registro será feito no sistema de informação do Ministério da Saúde, seguindo as diretrizes nacionais.
Grupos de prioridade na vacinação contra gripe
São considerados ainda como grupo de prioridades as mulheres puérperas, povos índigenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.
Também fazem parte deste grupo os profissionais das Forças de Segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo percurso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, funcionários do sistema prisional, adolescentes, além de jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.