Começa ainda nesta quarta-feira (23) a 6ª edição do Festival de Chorinho de Praia Grande, às 19h30 no Palácio das Artes. A festividade, que é gratuita e vai até sexta-feira (25), exalta a musicalidade brasileira.
As atividades começam com apresentações no Teatro Serafim Gonzalez. Sobem ao palco a artista Maria Eduarda Costa (Lei Paulo Gustavo), os grupos Bem Trio e Chorões do Palácio (grupo de excelência do Palácio das Artes) e os convidados Marlene Mendes e Clei Bandeira. Para prestigiar e curtir o Festival, basta retirar os ingressos a partir de 30 minutos antes do início do espetáculo.
Já no dia 24, terá exibição de um documentário temático, às 15 horas, enquanto no dia 25, as festividades serão encerradas com uma apresentação especial para os assistidos no Lar São Francisco de Assis.
O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril e homenageia o gênero musical brasileiro conhecido como Choro (ou Chorinho). Considerada a primeira música popular urbana do Brasil, combina influências da música europeia (como polcas e valsas) com ritmos afro-brasileiros, resultando em um estilo sofisticado e muito expressivo.
Continua após a publicidade
O choro é um gênero musical da cultura brasileira que homenageia Pixinguinha, um dos seus maiores expoentes. Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, é fundamental destacar a história em eventos culturais.
“Agora, em sua sexta edição, a festividade sempre foi bem recebida por moradores e turistas. A programação celebra o Dia Nacional do Choro, comemorado neste dia 23 de abril, e a importância cultural desse gênero musical, utilizando diversas formas de expressão, desde o audiovisual até apresentações musicais. Com entrada gratuita, todos podem aproveitar o melhor da música brasileira na Cidade”, afirmou Petiz.
Confira a programação resumida do 6º Festival de Chorinho de Praia Grande:
- 23/04 (Abertura) – 19h30: apresentações no Palácio das Artes de Maria Eduarda Castro (Lei Paulo Gustavo), Apresentação Cordas e Platinelas e Chorões do Palácio e convidados Marlene Mendes e Clei Bandeira.
- 24/04 – 15 horas: exibição de documentário no Palácio das Artes
- 25/04 – 15 horas: apresentação aos atendidos no Lar São Francisco de Assis do grupo Chorões do Palácio